Os governadores do Sul e do Mato Grosso do Sul decidiram criar uma comissão oficial conjunta para fortalecer o debate nacional sobre a renovação das concessões ferroviárias e viabilizar a Ferrosul, ligação ferroviária que integrará os quatro estados. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8), após reunião em Florianópolis.
O encontro reuniu o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, e o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul, Jaime Elias Verruck. Cada estado irá indicar representantes para integrar a comissão técnica que trabalhará em planos de ação e na defesa dos interesses regionais no cenário nacional.
“Foi decidido que vamos criar uma comissão técnica agora, formada pelos quatro estados, de forma legalizada, baseada em uma carta dizendo a intenção dos governadores em trabalhar esse assunto de forma conjunta. Só assim vamos fazer o assunto andar. Isso é vital para a nossa economia”, destacou Jorginho Mello.
Santa Catarina terá representantes na comissão
Santa Catarina será representada pelo secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, pelo adjunto da mesma pasta, Ivan Amaral, e pelo secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando. O grupo, junto com os representantes dos outros estados, irá trabalhar o mapa ferroviário regional, definindo a espinha dorsal fundamental para o desenvolvimento ferroviário: a Ferrosul.
União dos estados fortalece negociações
O secretário Beto Martins destacou a relevância do encontro articulado por Santa Catarina. “A união desses quatro estados vai mudar totalmente nossa capacidade de negociação. Muitos atores do setor trabalhavam com a nossa divisão e agora saberão que estamos unidos para discutir a malha ferroviária. Nossos estados não têm recebido há décadas a atenção que merecem em eficiência logística”, avaliou.
Já o governador gaúcho Eduardo Leite reforçou a importância da união para enfrentar desafios logísticos. “O Rio Grande do Sul assistiu ao longo das últimas décadas desativações de trechos da rede ferroviária, que reduziram sua funcionalidade a 25% da malha original. Dos quase 4 mil quilômetros de rede, menos de 900 quilômetros estão operacionais”, disse.
Os governadores do Paraná, Ratinho Junior, e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, estavam em viagens e foram representados pelos respectivos secretários de Estado.
Presenças
Participaram também do encontro o prefeito de Florianópolis e presidente da Fecam, Topázio Neto, o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, o secretário de Comunicação, Bruno Oliveira, a secretária executiva de Articulação Nacional, Vânia Franco, e o presidente da Invest SC, Renato Lacerda.