quinta-feira, 27 novembro, 2025

Novo projeto para contratação de professores ACTs avança na Alesc

Compartilhe essa notícia:

O PL 267/2022, que trata da contratação e atuação de professores e professoras ACTs da rede estadual, avançou na primeira comissão. Foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça nesta terça-feira, 1. Esse é o primeiro passo na tramitação do projeto elaborado pela deputada Luciane Carminatti (PT) com apoio da base do magistério catarinense.

Agora, o chamado PL dos ACTs vai para a Comissão de Finanças e depois segue para a Comissão de Educação e Cultura. Se for aprovado nas duas comissões, será votado em plenário.

“Demos um grande passo hoje, mas ainda há muito o que lutar para que possa avançar nas demais instâncias. Esse projeto é fundamental para dar mais segurança para as professoras e professores temporários”, destaca Luciane, que é presidente da Comissão de Educação.

Uma das principais mudanças propostas no projeto de lei é a garantia de que os profissionais temporários possam levar filhos doentes ao médico. Os efetivos já têm esse direito.

Pela norma vigente, o ACT que faltar para levar o filho ao médico, mesmo com atestado ou laudo, é exonerado e fica com o CPF bloqueado para pegar novas aulas.

LEIA TAMBÉM  Deputada diz que "Governo Lula usa dinheiro público em propaganda para defender criminosos"

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

SUS inaugura primeiro centro de formação em cirurgia robótica para câncer

O Sistema Único de Saúde deu um passo histórico na medicina de precisão com...

INSS torna biometria obrigatória para novos benefícios a partir de hoje

A partir desta sexta-feira (21), todos os novos pedidos de benefício do INSS exigirão...

Shopee inaugura seu primeiro centro de distribuição de SC

O galpão, localizado em Itajaí (SC), é o 15° no país. A unidade tem...

Chapecó conquista título estadual no tiro e avança em esportes coletivos

Chapecó celebrou uma sexta-feira (21) de conquistas nos Jogos Abertos de Santa Catarina. O...