O vereador Paulinho da Silva (PCdoB) está propondo um projeto exclusivo para a a Educação Especial. Ele postou em suas redes sociais (@paulinhodasilvaadvogado) uma convocação para a população participar com sugestões na elaboração de um Projeto de Lei voltado ao tema em Chapecó. A ação quer atender as necessidades de quem vive no dia a dia os desafios e barreiras impostas aos alunos com deficiência.
Diversos temas já foram levantados: a necessidade de professor de apoio com capacitação para auxiliar os alunos com deficiência; plano pedagógico individualizado (PEI) para crianças com deficiência, garantindo a participação dos familiares; formações obrigatórios para todos os profissionais escolares na área da educação especial; capacitação para lidar com emergências (engasgamentos ou convulsões); adequação quanto a seletividade alimentar; inclusão de psicólogos nas escolas; disponibilização de profissionais da saúde para realizarem atendimento clínico no ambiente escolar; criação de Salas de Recursos Multifuncionais para educação inclusiva; material pedagógico adequado; entre outras…
Até hoje já foram sido enviadas 75 sugestões do público e o prazo continua aberto para mais propostas. Paulinho acredita que a participação da comunidade, organizações, profissionais da área e pais e mães de pessoas com deficiência, além de fortalecer e legitimar o processo de um mandato popular e democrático, é fundamental para garantir uma política pública eficiente e que aborde problemas e dificuldades concretas enfrentadas pelas famílias.
Após a redação e divulgação do Projeto de Lei ele seguirá para tramitação na Câmara dos Vereadores. Se você tiver alguma sugestão pode encaminhar nas redes sociais do Vereador Paulinho da Silva, no e-mail [email protected] ou via Whatsapp no número 49 9 8416-5167.