quinta-feira, 16 abril, 2026

Julho terá bandeira amarela na conta de luz, define Aneel

Compartilhe essa notícia:

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.

Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na sexta-feira (28).

“Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, afirmou a Aneel.

A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior.

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.

Edição: Juliana Andrade

LEIA TAMBÉM  IPCA-15 de março desacelera para 0,44%, mas alimentos pressionam inflação

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Female estreia na Liga Feminina de Futsal contra Rio Verde neste domingo (12), no ginásio da Uno

A Prefeitura de Chapecó/Female Futsal/Unochapecó inicia sua trajetória na Liga Feminina de Futsal 2026...

Vacinação contra gripe em Chapecó neste sábado e domingo em dois pontos públicos

A Prefeitura de Chapecó, por meio da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica,...

Homem é preso ao furtar fios de cobre e ferramentas em residência no Jardim Europa

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 2º Batalhão de Polícia...

Mulher é esfaqueada e morta em pensão no centro de Chapecó; suspeito foge

Na noite da terça-feira (14), a Polícia Militar de Chapecó foi acionada via Central...