sábado, 19 abril, 2025

Santa Catarina apresenta redução nos dados criminais de 2023

Compartilhe essa notícia:

Os dados sobre o número de ocorrências foram compilados pela gerência de estatística e análise criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e abrangem o período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, comparado ao mesmo intervalo do ano anterior

Conforme a SSP/SC, indicadores criminais demonstram decréscimo significativo ao longo do ano de 2023 em Santa Catarina. O desempenho exemplar das forças de Segurança, compreendendo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, aliado aos investimentos do Governo do Estado, à colaboração entre os órgãos policiais, aos planejamentos de inteligência e a um conjunto de medidas de combate ao crime, são apontados como fatores-chave para posicionar Santa Catarina como o Estado mais seguro do país.

Os dados sobre o número de ocorrências foram compilados pela gerência de estatística e análise criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e abrangem o período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, comparado ao mesmo intervalo do ano anterior.

Em 2023, observou-se uma diminuição nos crimes, tais como latrocínios (-52%), roubos (-14,5%), homicídios (-4,2%), feminicídios (-1,8%), furtos (-2,4%) e lesão corporal seguida de morte (-20%). Em relação ao panorama geral de mortes violentas, incluindo homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e confronto policial, houve uma redução de -1%.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, Sargento Lima, os resultados refletem a competência dos servidores das instituições que compõem a segurança pública catarinense. “Atribuo diretamente à competência de cada um dos servidores que compõem o nosso quadro da segurança pública do Estado: os Bombeiros, a Polícia Científica, a Polícia Civil e a Polícia Militar, todos extremamente técnicos, que sabem o que estão fazendo e estão trabalhando motivados”, destaca o secretário.

LEIA TAMBÉM  Falta de água afeta moradores e unidade de saúde do Bairro Efapi

Para o ano de 2024, o foco é manter a tendência de queda da criminalidade e manter a intensidade das ações no estado. “O nosso objetivo é manter os bons números, com muito trabalho e muito esforço de todos da Segurança Pública e do nosso próprio governador do Estado, Jorginho Mello”, afirma o secretário Sargento Lima.

Conforme a SSP, os roubos e furtos a instituições financeiras registraram uma diminuição de (-28,9%). Além disso, os roubos e furtos de veículos apresentaram uma queda (-11,5%), assim como os estelionatos (-3,1%). Por outro lado, os casos de violência doméstica, englobando crimes como ameaça, calúnia, injúria, difamação, estupro, lesão corporal dolosa e vias de fato, cresceram 6,8%, enquanto as mortes em confronto policial aumentaram 79,5%.

Ainda segundo a SSP, 146 municípios em Santa Catarina não registraram ocorrências de homicídios em 2023, representando 49,5% dos municípios catarinenses. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado foi de 7,5, a mais baixa dos últimos quatro anos em SC.

REGISTROS

Dos homicídios registrados em 2023, 50,2% ocorreram nos finais de semana, e 49,8% em dias de semana. Adicionalmente, 54,7% dos homicídios no Estado foram registrados no período noturno, enquanto 45,3% no período diurno.

A SSP informa ainda que 40,4% dos homicídios ocorreram em via pública e 38,5% em residências. Dos homicídios registrados, 40,4% envolveram o uso de arma de fogo e 32,5% o uso de arma branca.

Região Norte do Estado Apresenta Queda de 44% nos Roubos

Conforme dados do 5º Comando Regional de Polícia Militar, com sede em Joinville e em sua área de abrangência, o número de roubos em geral diminuiu 44% em relação ao mesmo período de 2022, os furtos reduziram em 13%, e o número de homicídios caiu 11%.

LEIA TAMBÉM  Inicia a venda dos espaços do comércio para a Efapi 2025

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Cresol Aliança Participa da campanha Páscoa Coop, do núcleo das cooperativas da Acic

Em mais uma ação voltada à solidariedade e ao fortalecimento do cooperativismo, a Cresol...

Unochapecó está entre as melhores do Brasil segundo o MEC

A Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) reafirma sua trajetória de excelência na...

Homem morre após afogamento em açude no interior de Chapecó

Um homem de 56 anos morreu na tarde desta quarta-feira (16) após se afogar...

Homem sofre queda de poste e é resgatado pelo SAER

Na manhã desta terça-feira (15), uma equipe do SAER-FRON (Serviço Aeropolicial de Fronteira) da...
error: Este conteúdo é protegido !!