sábado, 25 maio, 2024

De quem é a responsabilidade sobre os terrenos baldios?

Compartilhe essa notícia:

A manutenção da roçada e limpeza permanente dos imóveis baldios em Chapecó é regulamentada pela Lei Complementar n° 708/2021. É obrigação do proprietário manter os espaços limpos sob pena de multa.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Junior Scolari, é importante que os proprietários mantenham seus terrenos limpos.

“A orientação é para que os proprietários não esperaram a notificação, que já façam a limpeza. A Lei existe desde 2021, e quando o fiscal vai até o terreno, já faz a notificação da multa e da limpeza, que é cobrado no IPTU do ano seguinte”, comentou.

Ele comentou ainda que nesta época do ano, a chuva e calor proporciona que o mato cresça rápido, e por isso importante a limpeza dos terrenos para manter a saúde pública. Scolari explica que a lei determina que os responsáveis pelos imóveis baldios situados nos limites territoriais do município são obrigados a mantê-los roçados e limpos permanentemente, não sendo permitido o seu uso para depósito de lixos e entulhos.

A lei prevê ainda penalidade de multa aos munícipes que não zelem pela limpeza de seus terrenos, na quantia de 50 UFRM (aproximadamente R$270,00) e que além disso, caso mesmo após notificado o proprietário se negue a realizar a limpeza, fica o Poder Executivo Municipal autorizado a proceder com os serviços de roçada e limpeza no imóvel baldio, cobrando posteriormente todos os custos despendidos do infrator.

DENÚNCIAS

As denúncias de terrenos sujos podem ser encaminhadas pelo APP Chapecó Digital, pelo telefone da Ouvidoria (3321-8484), na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, no endereço Rua Clevelândia, nº 789 – E, telefone 3319-1212 ou na Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, no telefone 3319-3600.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Inscrições para Enem começam na próxima segunda- feira

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)...

Governo autoriza compra de 1 milhão de toneladas de arroz

O governo federal autorizou, através de medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula...

200 Voluntários de Chapecó vão trabalhar em Arroio do Meio

Cerca de 200 voluntários de Chapecó, entre servidores da Prefeitura e particulares, vão colaborar...

Empate e duas posições recuadas

Em compromisso pela Série B, a Chapecoense entrou em campo na tarde desta terça-feira...
error: Este conteúdo é protegido !!