Modelos meteorológicos apontam risco de temporais no Oeste de SC no fim de semana

Compartilhe essa notícia:

Combinação de frente fria, calor e umidade pode provocar granizo e ventos fortes na região a partir de sábado. Moradores de Chapecó e cidades vizinhas devem acompanhar atualizações.

Uma nova atualização dos modelos meteorológicos aponta para uma mudança drástica nas condições do tempo a partir deste sábado (3) no centro-sul do continente. O cenário projeta o avanço rápido de áreas de instabilidade sobre a Região Sul do Brasil, colocando o Oeste de Santa Catarina, incluindo Chapecó e municípios vizinhos, em rota de atenção para ocorrências de temporais isolados.

  • O que é: Prognóstico meteorológico indicando instabilidade severa e risco de tempestades.
  • Números principais: Período de maior atenção entre sábado (3) e domingo (4).
  • Onde: Oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e Rio Grande do Sul.
  • Quem afeta: População em geral, motoristas, produtores rurais e equipes da Defesa Civil.

Quais fenômenos atmosféricos vão provocar a instabilidade?

Conforme o prognóstico técnico, a virada no tempo decorre do deslocamento de um cavado (área alongada de baixa pressão), seguido pela atuação direta de um sistema frontal que começa a se formar na Argentina. Paralelamente, ocorre o aprofundamento da chamada Baixa do Chaco na região fronteiriça entre Argentina, Bolívia e Paraguai, impulsionada pela entrada de ar quente e úmido vindo da região amazônica.

Outro elemento determinante para a formação de tempo severo é a atuação do Jato de Baixos Níveis (JBN). Essa forte corrente de vento em níveis médios e baixos da atmosfera transporta calor e umidade com velocidade, servindo de combustível para o desenvolvimento vertical e a rápida organização de nuvens de tempestade.

Quando as tempestades devem atingir o Oeste catarinense?

A previsão sinaliza que a instabilidade avança rapidamente em direção ao norte. As primeiras pancadas e trovoadas devem atingir o Rio Grande do Sul ainda durante a manhã de sábado. Na sequência, a linha instável ganha força sobre o Oeste de Santa Catarina e o oeste e sudoeste paranaense. Para Chapecó e região, o documento destaca a possibilidade de temporais, mas não crava horários exatos nem volumes acumulados de chuva, já que se trata de uma simulação numérica.

LEIA TAMBÉM  Greve da Caixa chega ao 12º dia e bancários de Chapecó rejeitam nova proposta

O que esperar das condições climáticas no domingo?

No domingo (4), a instabilidade ganha ampla cobertura pela Região Sul e se expande em direção a estados do Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A atmosfera altamente carregada favorece eventos meteorológicos severos, principalmente com rajadas fortes de vento, intensa atividade elétrica (raios) e queda localizada de granizo.

A projeção atual representa um alerta oficial da Defesa Civil?

Apesar da indicação de tempo severo nos mapas de monitoramento, o relatório reforça que o material se baseia em projeções de modelos matemáticos e não substitui os avisos emitidos pelos órgãos estaduais e federais de meteorologia. A recomendação para os moradores do Oeste catarinense é manter o acompanhamento das próximas rodadas de previsão e das notas oficiais da Defesa Civil ao longo dos próximos dias.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

João Rodrigues agradece apoio após resultado das eleições

Ex-prefeito de Chapecó desejou sorte ao governador reeleito O candidato ao Governo de Santa Catarina...

Eleições 2026: cerca de 158,7 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo

Votação ocorre das 8h às 17h, no horário de Brasília; eleitores escolherão presidente, governador,...

Chapecó conquista vitórias no futsal, vôlei e tênis de mesa na OLESC

Equipes chapecoenses avançam na competição em Lages e disputam confrontos importantes nesta sexta-feira (9) Chapecó...

Bets começam a sair do ar nesta terça; veja como receber o dinheiro

Prazo para saque direto terminou na segunda-feira; cerca de R$ 1,7 bilhão deverá ser...