Frente fria provoca risco de temporais em Santa Catarina neste fim de semana

Compartilhe essa notícia:

Defesa Civil alerta para possibilidade de ventos fortes, queda de granizo e alagamentos entre sábado (20) e segunda-feira (22)

O forte aquecimento, aliado à alta umidade e à formação de uma intensa frente fria, deve provocar instabilidade em Santa Catarina a partir da tarde e noite deste sábado (20). A situação se intensifica no domingo (21) e início da segunda-feira (22), com previsão de temporais, alguns severos, que podem causar destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de árvores, alagamentos e enxurradas.

Sábado: instabilidade isolada

Neste sábado (20), a instabilidade ocorre de forma mais irregular, devido ao calor e à umidade, resultando em temporais isolados, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. O risco para ocorrências, neste momento, é considerado baixo.

Domingo: alerta para temporais severos

Entre a madrugada e manhã de domingo (21), a aproximação da frente fria pelo Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul aumenta o risco de tempestades severas, acompanhadas de rajadas intensas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo.

No decorrer da tarde e noite, as instabilidades avançam para outras regiões, atingindo a Grande Florianópolis, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. A chuva deve se manter persistente em quase todo o estado.

Orientações da Defesa Civil

A Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina recomenda atenção redobrada durante o período de maior instabilidade. Entre as orientações estão:

  • Evitar áreas de risco, como encostas e locais sujeitos a alagamentos;
  • Manter distância de árvores e redes elétricas durante temporais;
  • Acompanhar os alertas oficiais emitidos pelos canais da Defesa Civil.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina

LEIA TAMBÉM  Chuva intensa provoca alagamentos, afeta 23 escolas e mobiliza Defesa Civil em Chapecó

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

PRF apreende 24 kg de cocaína e 11 kg de haxixe em carreta na BR-282, em Xanxerê

Drogas estavam escondidas no catalisador do veículo, recobertas por substância adocicada para enganar cães...

Baixa testosterona pode apresentar sinais que vão além da vida sexual

Cansaço persistente, alterações no humor, perda de massa muscular e redução da libido estão...

Álcool e cigarro podem causar cegueira, alertam especialistas

O consumo crônico de álcool e de tabaco pode causar colapso na produção de...

Chapecoense e Atlético Nacional se reencontram em Medellín 10 anos após a tragédia

Partida será no dia 26 de setembro, no Estádio Atanasio Girardot, às 18h (horário...