sábado, 19 abril, 2025

Chuva intensa provoca estragos em SC e instabilidades devem continuar neste sábado

Compartilhe essa notícia:

A instabilidade atmosférica combinada com calor e umidade sobre Santa Catarina, entre a tarde de sexta-feira,24 e a madrugada deste sábado,25,  provocou a formação de temporais com chuvas intensas. As regiões mais afetadas foram a Grande Florianópolis e o Extremo Oeste, com registros de alagamentos, deslizamentos de terra e erosões. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) segue monitorando a situação e prestando assistência aos municípios afetados. Segundo a Central de Monitoramento, as instabilidades persistem ao longo deste sábado, 25.

De acordo com a Defesa Civil, Santo Amaro da Imperatriz foi o município que mais acumulou precipitação, com 135 mm em 24 horas, seguido por Florianópolis, que registrou 118 mm.

Ocorrências registradas

Em Florianópolis, diversos deslizamentos de terra foram registrados do Norte ao Sul da ilha, mobilizando equipes da Defesa Civil para avaliação de danos. Até o momento, não há vítimas.

  • No bairro Carianos, um veículo caiu em um buraco aberto pela erosão de uma via pública;
  • No Morro das Pedras, um deslizamento de terra atingiu residências e foi acompanhado de alagamentos generalizados, complicando a situação para os moradores;
  • Em Palhoça, no Lar das Hortênsias, em Alto Aririú, a água pluvial não escoou corretamente, causando transtornos;
  • No Condomínio Guarda do Cubatão, os moradores enfrentaram alagamentos tanto na área urbana quanto na rural.
  • Em Santo Amaro da Imperatriz, um muro desabou na Rua Cesar Kloppel, no bairro Sertão, mas ninguém ficou ferido. A Secretaria de Obras do município já iniciou a recuperação do local;
  • Em São João Batista, as chuvas intensas provocaram alagamentos pontuais em algumas vias públicas.

Previsão do Tempo: instabilidades continuam

Segundo a Central de Monitoramento da Proteção e Defesa Civil, as instabilidades persistem ao longo deste sábado (25), devido à influência da frente fria que avança pelo oceano, combinada com o calor e a umidade, o que mantém o risco para novos temporais e chuvas intensas de forma localizada. O alerta indica risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.

LEIA TAMBÉM  Previsão do tempo para a capital do Oeste

Orientações à população

Diante das condições climáticas adversas, a Defesa Civil reforça a importância de medidas preventivas para evitar acidentes:

  • Evitar áreas de encosta e locais com histórico de deslizamentos;
  • Não trafegar por ruas alagadas;
  • Ficar atento aos alertas oficiais emitidos pelos órgãos competentes;
  • Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Homem fica gravemente ferido em acidente na BR-282

Um homem ficou gravemente ferido em um acidente de trânsito na BR-282, em Cordilheira...

Vai chover ou fazer sol? Confira a previsão do tempo em Chapecó até domingo

A semana entre os dias 14 e 20 de abril será marcada pela variação...

“As redes não podem ser terra de ninguém”, diz Janja após morte de menina em desafio viral

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, voltou a defender a regulamentação das...

Brasil bate recorde na abertura de pequenos negócios

 Os dados são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),...
error: Este conteúdo é protegido !!