terça-feira, 16 setembro, 2025

Saúde reforça importância da vacinação contra a gripe diante do aumento de casos graves

Compartilhe essa notícia:

Com a taxa de vacinação contra a gripe em 43,3% entre os grupos prioritários e o avanço da doença em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ressalta que a vacina está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade e é a principal forma de prevenir casos graves e mortes causadas pela doença.

Pessoas pertencentes ao público-alvo (idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades) devem manter a caderneta de vacinação atualizada, seguindo corretamente as orientações quanto às doses e aos intervalos recomendados. Crianças menores de 5 anos e pessoas com mais de 60 anos devem ser imunizadas o quanto antes, pois são mais vulneráveis às complicações da enfermidade.

“Com o aumento da circulação do vírus Influenza, temos observado uma sobrecarga no sistema de saúde, com maior procura por atendimento nas UPAs, prontos atendimentos e hospitais. Para evitar a infecção e, principalmente, as formas graves da doença, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave e os óbitos, é fundamental buscar a vacinação, que está sendo feita em todas as unidades de saúde com sala de vacina. Procure a unidade de saúde mais próxima e vacine-se. Essa é a melhor forma de enfrentarmos este período de maior circulação de vírus respiratórios com mais segurança”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi.

Até a primeira semana de junho, o estado registrou mais de 1,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por Influenza ou gripe grave. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 932 casos, o que representa um aumento de 30%. Em relação aos óbitos, também foi registrado crescimento com 142 óbitos confirmados em 2025, contra 67 no mesmo período de 2024.

LEIA TAMBÉM  Países das Américas registraram aumento de 34 vezes nos casos de sarampo

A faixa etária mais suscetível à doença é a de idosos com 60 anos ou mais, que correspondem a 46,9% dos casos confirmados de SRAG por Influenza. Em seguida, estão as crianças de até 4 anos, com 20,4% dos registros. Em relação aos óbitos, a maioria ocorreu entre pessoas a partir dos 50 anos (124).

A SES alerta à população: a baixa adesão à campanha de vacinação é um dos principais fatores que contribuem para o avanço da doença. A recomendação é clara: vacinar é essencial para proteção individual e coletiva.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Inscrições abertas para o Municipal de Futsal Feminino em Chapecó

Estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal Feminino Adulto de Chapecó....

Ao vivo: acompanhe 3° dia de votação do julgamento de Bolsonaro e aliados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou há pouco o julgamento que...

Santa Catarina inicia semana com mais de 10 mil vagas de emprego abertas

Santa Catarina começou a semana com 10.713 vagas de emprego disponíveis em todas as...

Delegação de Chapecó terá mais de 200 paratletas no Parajasc 2025

A delegação de Chapecó está pronta para disputar o Parajasc 2025 – Jogos Abertos...