sexta-feira, 27 fevereiro, 2026

Reunião de Trabalho debate Apraxia da Fala

Compartilhe essa notícia:

Discutir estratégias de intervenção e suporte aos indivíduos afetados pela Apraxia da Fala, foi o tema proposto de uma reunião de trabalho, realizada na terça-feira (14), no plenário da Câmara Municipal de Chapecó. O requerimento que motivou o encontro, foi de autoria do presidente, vereador André Kovaleski (PL) e reuniu profissionais e autoridades locais para debater o assunto.

A Apraxia da Fala na Infância (AFI) é um tipo de transtorno motor da fala, onde a criança tem ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos/gestos motores da mandíbula, dos lábios e da língua. “Isso prejudica a produção dos sons que formam sílabas, palavras e frases”, explica a fonoaudióloga Flávia Weschenfelder, que participou da reunião.

A advogada Fernanda Pasa, mãe de uma criança que faz tratamento para apraxia da fala, também deixou seu depoimento no encontro e destacou a importância do diagnóstico rápido e da terapia correta. “Em um ano e meio de tratamento, meu filho que falava menos de 10 palavras, agora é um contador de histórias”, comemora Fernanda.

A criança se chama Heitor Pasa da Costa, e este nome denomina uma lei municipal aprovada em abril, pelos vereadores de Chapecó. A lei cria o Dia Municipal de Conscientização da Apraxia da Fala na Infância, que será comemorado anualmente, no dia 14 de maio. “O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado”, destacou o vereador André Kovaleski, autor do projeto de lei.

Também participaram da reunião de trabalho, o secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz, a secretária da Família e Proteção Social de Chapecó, Ariete Lauxen e a gerente municipal de educação especial, Jucelei Perin.

LEIA TAMBÉM  Anvisa emite alerta sobre risco grave de pancreatite com canetas emagrecedoras

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Sicom transmite a João Rodrigues interesse da Fecomércio em implantar hotel no Goio-Ên

Dirigentes do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) estiveram em reunião com...

Chapecó tem cinco técnicos credenciados na Federação Catarinense de Karatê

 Técnicos da equipe Unochapecó/ Arawaza Brasil/ Prefeitura de Chapecó de Karatê participaram do Curso...

Programa Superidade retoma atividades em 47 polos

As aulas do Programa Superidade foram retomadas nesta semana. As atividades acontecem em 47...

STF define penas de assassinos de Marielle: Domingos Brazão e Chiquinho pegam 76 anos

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu na tarde desta quarta-feira (25)...