quinta-feira, 3 julho, 2025

Reunião de Trabalho debate Apraxia da Fala

Compartilhe essa notícia:

Discutir estratégias de intervenção e suporte aos indivíduos afetados pela Apraxia da Fala, foi o tema proposto de uma reunião de trabalho, realizada na terça-feira (14), no plenário da Câmara Municipal de Chapecó. O requerimento que motivou o encontro, foi de autoria do presidente, vereador André Kovaleski (PL) e reuniu profissionais e autoridades locais para debater o assunto.

A Apraxia da Fala na Infância (AFI) é um tipo de transtorno motor da fala, onde a criança tem ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos/gestos motores da mandíbula, dos lábios e da língua. “Isso prejudica a produção dos sons que formam sílabas, palavras e frases”, explica a fonoaudióloga Flávia Weschenfelder, que participou da reunião.

A advogada Fernanda Pasa, mãe de uma criança que faz tratamento para apraxia da fala, também deixou seu depoimento no encontro e destacou a importância do diagnóstico rápido e da terapia correta. “Em um ano e meio de tratamento, meu filho que falava menos de 10 palavras, agora é um contador de histórias”, comemora Fernanda.

A criança se chama Heitor Pasa da Costa, e este nome denomina uma lei municipal aprovada em abril, pelos vereadores de Chapecó. A lei cria o Dia Municipal de Conscientização da Apraxia da Fala na Infância, que será comemorado anualmente, no dia 14 de maio. “O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado”, destacou o vereador André Kovaleski, autor do projeto de lei.

Também participaram da reunião de trabalho, o secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz, a secretária da Família e Proteção Social de Chapecó, Ariete Lauxen e a gerente municipal de educação especial, Jucelei Perin.

LEIA TAMBÉM  Enem 2025: prazo para inscrições termina nesta sexta

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

PF prende homem em Florianópolis por venda de material de abuso sexual infantil na internet

Suspeito usava dados de terceiros e técnicas para mascarar IP; ele já havia respondido...

AGENDE-SE: Vaccaro Urbanismo lança a quarta fase do loteamento Vederti

A Vaccaro Urbanismo, empresa catarinense com 12 anos de atuação nos segmentos de Urbanismo,...

Ministério da Justiça regulamenta uso de IA em investigações criminais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial...

Paranaense desaparece na guerra da Ucrânia e família vive angústia sem notícias

Wagner da Silva Vargas, paranaense de 29 anos, está desaparecido desde o dia 15...
error: Este conteúdo é protegido !!