sábado, 4 maio, 2024

AMOSC pede união regional para combate à Dengue

Compartilhe essa notícia:

A Defesa Civil e a Regional de Saúde de Chapecó solicitaram uma reunião, na última semana,  com o presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Mario Afonso Woitexem, para debater estratégias de combate à dengue na região. O encontro, que contou com a presença de diversos representantes, incluindo o vice-presidente da AMOSC e prefeito de Águas Frias, Luiz José Daga, a Bióloga da Regional de Saúde de Chapecó, Deyse Angelini, e o coordenador regional da Defesa Civil, Sgt BM Vilson Antônio Zamboni, ressaltou a necessidade urgente de ações coordenadas para enfrentar o aumento dos casos de Dengue na área.

A bióloga da Regional de Saúde de Chapecó, Deyse Angelini, iniciou a reunião evidenciando a gravidade da situação, mencionando a pressão crescente sobre os serviços hospitalares. Ela destacou a nota técnica do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), visando agilizar o atendimento a pacientes com suspeita ou diagnóstico de Dengue, o que pode significar uma resposta mais eficiente às emergências médicas.

O presidente da AMOSC, Mario Afonso Woitexem, enfatizou que neste momento será necessário que os gestores dos municípios realizem uma ação conjunta com as suas secretarias, assim como o Estado de Santa Catarina está fazendo. “É importante também que haja a participação de cada cidadão, realizando a verificação de suas residências e tomando os cuidados necessários em sua rotina, seguindo as orientações dos órgãos de saúde. Se todos fizerem a sua parte, já iniciamos parte das medidas preventivas.”, ressaltou Woitexem.

Na oportunidade, todos os participantes ressaltaram a compreensão da escassez de profissionais capacitados e disponíveis para realizar atividades de prevenção em todos os setores e órgãos públicos. Os dados apresentados pela Regional de Saúde de Chapecó durante o encontro foram alarmantes: um aumento de 147,6% nos casos de Dengue em apenas 26 dias, passando de 477 casos (registrado em 27/03/2024), para 1181 casos (registrado em 18/04/2024) a cada 100 mil habitantes na região, com 4 óbitos já confirmados e outros 4 sob investigação.

O Coordenador Regional de Defesa Civil, Sgt BM Vilson Antônio Zamboni, salientou a importância dos planos de ação municipais e destacou que a região está em estado de atenção para a dengue. Ele também chamou a atenção para a necessidade de gestão adequada dos resíduos sólidos e coleta seletiva. Diante dessa situação crítica, a AMOSC preocupa-se e reforça que todos os municípios da região precisam intensificar seus esforços no combate à Dengue e adotar medidas preventivas urgentes para proteger a saúde da população.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Casan presta contas aos vereadores

Atualizar as informações sobre investimentos da Casan em Chapecó. Esse foi o intuito da...

Meteorologia prevê desastre de grandes proporções para o RS

As chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde o domingo, 28, devem...

Chape Futsal goleia em casa

Próximo desafio da equipe será no dia 17 de maio, às 19h, contra o Joaçaba, no Ginásio Plínio De Nes, em Chapecó.

“Estamos diante da maior catástrofe meteorológica no RS”

Ao comentar os estragos causados por temporais que atingem o Rio Grande do Sul,...
error: Este conteúdo é protegido !!