quarta-feira, 3 junho, 2026

Ministério da Saúde reforça segurança do paracetamol e desmente relação com autismo

Compartilhe essa notícia:

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (23) uma nota oficial reafirmando que o paracetamol é um medicamento seguro, eficaz e amplamente utilizado como analgésico e antipirético (para redução da febre). A pasta destacou que não há qualquer relação entre o uso do fármaco e o autismo.

A manifestação ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter feito uma correlação infundada entre o uso do paracetamol durante a gestação e o desenvolvimento do transtorno, sem apresentar evidências científicas. A afirmação foi imediatamente desmentida também pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por agências regulatórias da União Europeia e do Reino Unido.

Nota oficial

Em comunicado, o Ministério da Saúde alertou que declarações irresponsáveis de líderes políticos podem prejudicar a saúde pública:

“A saúde não pode ser alvo de atos irresponsáveis. A atuação de lideranças políticas na criação de informações deturpadas pode gerar consequências desastrosas para a saúde pública, como vimos na pandemia de Covid-19, com mais de 700 mil vidas perdidas no Brasil”.

A pasta reforçou que vincular o uso do paracetamol na gestação ao autismo pode gerar pânico desnecessário e prejuízos à saúde de mães e filhos, como a recusa de tratamento em casos de dor e febre. O comunicado também lembrou que esse tipo de narrativa desrespeita as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Segundo o Ministério, o TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação e interação social, além de comportamentos repetitivos e interesses restritos. O transtorno se manifesta de forma variada e pode exigir diferentes níveis de apoio ao longo da vida.

Combate ao negacionismo

O governo brasileiro destacou que segue atuando para reverter os prejuízos deixados pelo negacionismo, que impactou, entre outros pontos, a adesão da população às vacinas em um país que já foi referência mundial em imunização.

LEIA TAMBÉM  Estudo brasileiro revela mutações hereditárias em 1 a cada 10 pacientes com câncer

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Trecho da Avenida Ernesto de Marco estará bloqueada quinta e sexta-feira

Motoristas que circulam pela região da Avenida Ernesto de Marco, em Chapecó, devem ficar...

Piloto chapecoense é novo patrocinado pela SM Santa Maria

Resumo: O automobilismo cresce no Brasil em número de aficionados, criação de categorias e...

Motorista de aplicativo causa acidente na SC-283 e motociclista fica ferido

Resumo: Um acidente de trânsito com vítima foi registrado na noite de segunda-feira (1º)...

GAECO deflagra operação DNA do Crime contra organização criminosa em SC

Resumo: Na manhã desta terça-feira (2), o Grupo de Atuação Especial de Combate às...