Em pronunciamento em rede nacional nesta sexta-feira (11), os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Camilo Santana, anunciaram o início da campanha Saúde na Escola, que promoverá a vacinação de crianças e adolescentes em instituições públicas de ensino de todo o país.
A mobilização ocorrerá entre os dias 14 e 25 de abril, em parceria com estados e municípios, com o objetivo de imunizar quase 30 milhões de estudantes em quase 110 mil escolas.
“O Brasil está dando a volta por cima e vamos, de novo, ser campeões do mundo na vacinação”, afirmou Padilha.
A campanha oferece vacinas específicas conforme a faixa etária:
- Para crianças menores de 5 anos: vacinas contra febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana;
- Para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos: vacinas contra febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana, meningite e HPV.
Durante o pronunciamento, os ministros destacaram o lançamento da Caderneta Digital de Saúde da Criança, que permitirá aos responsáveis monitorar o calendário de vacinação pelo celular. O aplicativo também emitirá alertas para doses de reforço e novos imunizantes.
“Vacinas salvam vidas e ensinam nossas crianças, desde cedo, a importância de se cuidar e proteger quem está ao seu redor”, reforçou Padilha.
Camilo Santana destacou a união entre Saúde e Educação para garantir mais proteção aos estudantes:
“Escola é lugar de construir o futuro com mais oportunidades. Uma escola vacinada é uma escola segura.”
O Governo Federal convoca pais, responsáveis, educadores e profissionais da saúde a se engajarem na mobilização para garantir que todos os estudantes estejam com a vacinação em dia.
“A vacinação é uma conquista de todos os brasileiros, que precisa ser mantida e ampliada sempre”, concluíram os ministros.