segunda-feira, 29 dezembro, 2025

Chapecó abrirá unidade temporária para Covid e Dengue

Compartilhe essa notícia:

A partir de amanhã, quarta-feira 06, a Secretaria de Saúde de Chapecó terá um novo Ambulatório para atendimento de pacientes com sintomas de Dengue e Covid, anexo ao Centro de Saúde do bairro SAIC. A unidade fica na rua João XXIII, n. 74 e atenderá das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, sem fechar ao meio dia.

A estrutura contará com equipe técnica de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

De acordo com o secretário de Saúde, Jader Danielli, diante do aumento de casos de Dengue e Covid a estrutura foi criada para complementar o atendimento dos usuários sintomáticos, ampliando os atendimentos que já vem sendo realizados nos Centros de Saúde da Família (CSF) e nos serviços de urgências: Unidade de Pronto Atendimento – UPA e Pronto Atendimento Efapi – PA Efapi.

Na última semana houve um aumento de 30% nos atendimentos tanto nas unidades de Atenção Básica, quanto nas unidades de Urgência e Emergência, que são a UPA 24h e o PA do Verdão.

Atualmente, Chapecó registra 124 casos de dengue e 617 casos ativos de covid, não havendo pacientes internados.

Na semana passada, após o aumento dos números e reunião com o prefeito João Rodrigues, a equipe técnica da Secretaria de Saúde, reativou a Sala de Situação, que é formada por grupo que avaliará constantemente os casos, números e cenários para propor ações e estratégias para o combate e atendimento dos pacientes.

De acordo com o Secretário de Saúde, Jader Danielli, a situação não é grave mas de alerta e por isso as equipes já preveem estratégias para enfrentar o cenário.

Ele orienta a população para que em casos de sintomas, procurem a unidade básica de saúde do bairro, ou ainda o serviço de telemedicina. Também tem, segundo ele, os serviços de urgência e emergência, que podem prestar o atendimento. “Não queremos gerar pânico nas pessoas, mas sim, alertar. Em casos de sintomas, procurar atendimento médico. Lembrar do uso do álcool em gel e da máscara, e não esquecer do repelente e da constante hidratação”, comentou.

LEIA TAMBÉM  Dezembro Laranja: mês reforça alerta sobre câncer de pele no Brasil

Entre as estratégias da equipe estão o aumento da capacidade de atendimento na Atenção Básica, observando os casos, realização de monitoramento e busca ativa dos pacientes, promover o alinhamento dos fluxos entre os serviços de saúde, capacitação dos profissionais, disponibilização de exames laboratoriais e testes. “Em caso de aumento na demanda por atendimento, estamos avaliando ainda a possibilidade de ampliação nos horários de atendimento e abertura de novo espaço”, afirmou.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Acidente com dois veículos envolve oito pessoas em Xanxerê

Duas pessoas foram levadas ao Hospital Regional São Paulo

Bolsa Atleta 2026: Inscrições abertas para a apoiar atletas de Santa Catarina

Como custear viagens, equipamentos e treinamento de alto nível? A resposta para muitos esportistas...

Chapecó tem prefeito em exercício por 30 dias

Claimar de Conto ocupa o cargo durante licença de João Rodrigues e do vice Valmor Scolari

Mercado reduz previsão de inflação para 2025 e 2026, aponta Focus do BC

As expectativas para a inflação oficial no Brasil seguem em trajetória de queda. Nesta...