El Niño pode elevar dengue e chikungunya no Brasil em 2027

Compartilhe essa notícia:

Resumo

O El Niño pode ganhar força moderada a forte a partir do segundo semestre deste ano e favorecer a multiplicação do Aedes aegypti, segundo o Inmet. Com isso, o Ministério da Saúde alertou estados e municípios para o aumento de dengue e chikungunya e estimou 1,7 milhão de casos de dengue em 2027.

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica para estados e municípios depois de apontar que a elevação das temperaturas e das chuvas em alguns locais cria água parada e abre espaço para criadouros do mosquito. A pasta também defende mais vigilância, bloqueio de transmissão logo após os primeiros casos e aplicação das tecnologias de controle de vetores indicadas pelo ministério.

Temperatura mais alta, chuva mais forte

O fenômeno climático El Niño pode se manifestar de forma moderada a forte a partir do segundo semestre deste ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que ele favorece a multiplicação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e da chikungunya.

A elevação das temperaturas e o aumento das chuvas em certos locais estimulam o acúmulo de água, criando ambientes propícios para criadouros do vetor. Por isso, o Ministério da Saúde pede que estados e municípios intensifiquem as ações de vigilância e controle.

O alerta mira 2027

A pasta também projeta que o país pode registrar cerca de 1,7 milhão de casos de dengue em 2027. As projeções, porém, são estimativas epidemiológicas e podem passar por ajustes e atualizações conforme novas informações sejam incorporadas aos modelos.

Enquanto olha para frente, o país já viu queda neste ano. Até 20 de junho de 2026, foram registrados 392,8 mil casos de dengue, número 73% menor que o do mesmo período do ano anterior. Os casos de chikungunya também caíram, com redução de 46%.

LEIA TAMBÉM  Sinais no corpo podem indicar que os rins estão com dificuldades; saiba quais são

As informações são da Agência Brasil.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

TCU cobra Ministério da Saúde por atrasos na entrega de medicamentos ao SUS

Tribunal deu 60 dias para a pasta mostrar os resultados do indicador e explicar 3% de entregas no prazo no ACT 02/2023

El Niño pode ser o mais forte desde 1950, diz projeção

CPC/NOAA vê chance de 75% de recorde e mais de 90% de evento muito forte entre primavera e verão de 2026–2027

El Niño na safra brasileira 2026/27 pesa mais no Sul

Relatório da Aon vê risco maior para trigo, milho de 1ª safra e soja; no Sul, o trigo concentra a maior pressão sobre a rentabilidade.