sexta-feira, 11 outubro, 2024

Anvisa aprova atualização de vacina contra covid-19

Compartilhe essa notícia:

Meta é evitar aumento da circulação de novas variantes do SARS-CoV-2

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou – por unanimidade – uma instrução normativa que prevê a atualização da composição de vacinas contra a covid-19. A medida é adotada para evitar o aumento da circulação de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 pelo país.

De acordo com a relatora da matéria, a diretora Meiruze Sousa Freitas, a evolução constante do tipo de coronavírus SARS-CoV-2 exige que as vacinas sejam atualizadas periodicamente para lidar com as novas variantes do vírus.

“O aprendizado que tivemos com a pandemia trouxe à tona a necessidade de respostas regulatórias mais ágeis. Para reduzirmos a chance de danos, é preciso reduzirmos lacunas no arcabouço regulatório. Elas precisam ser ajustadas em tempo real para atendermos as demandas urgentes de uma crise sanitária”, argumentou Meiruze.

O Governo Federal estuda a possibilidade de retomar o horário de verão. Qual é sua opinião?

A proposta normativa inclui a resolução da diretoria colegiada e a instrução normativa que tratam das atualizações das vacinas, estabelecendo, segundo ela, “critérios claros e eficientes para atualização das vacinas no Brasil, de forma alinhada com as diretrizes internacionais e a evolução do cenário epidemiológico”. 

Ajuste

A proposta normativa busca ajustar a composição das vacinas para garantir que continuem eficientes diante das mutações do vírus, de forma a continuar protegendo a população.

“A constante revisão e a atualização das vacinas em sintonia com parâmetros globais são essenciais para evitarmos novos surtos e para controlarmos a mortalidade associada ao vírus. Justifica, inclusive, a urgência em suplementarmos um marco regulatório que facilite e acelere esse processo, sem comprometer a qualidade, a segurança e a eficácia”, acrescentou.

Segundo a relatora, o monitoramento contínuo da covid-19 – no Brasil e no exterior – evidencia que a doença não segue um padrão sazonal definido, “mas flutua em ondas determinadas principalmente pelo comportamento populacional. Neste contexto é crucial garantirmos acesso às vacinas atualizadas”, complementou.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Sala de crise é instaura em Chapecó

Desde as primeiras horas da manhã deste domingo 06, às forças de segurança de...

“Todo mundo teve tempo de repensar sua vida”, diz Lula sobre falha em avião

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, nesta sexta-feira (11), a pane...

Pátio Shopping terá horário normal no feriado de 12 de outubro

No feriado consagrado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e que também comemora...

PRF apreende homem com munição de guerra

A Polícia Rodoviária Federal de Maravilha realizava trabalho de rotina na noite de ontem...
error: Este conteúdo é protegido !!