sábado, 15 novembro, 2025

Dia Mundial de luta contra a AIDS terá atendimento especial

Compartilhe essa notícia:

O 1º de dezembro é dia de luta contra a AIDS e durante todo o mês são intensificadas as iniciativas voltadas à prevenção contra a doença. Dentro dessa proposta a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do Hospital Dia, realizará no domingo 01, das 13h às 18h, no Terminal Urbano, uma programação especial.

Serão ofertadas atividades de conscientização, prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis HIV/AIDS proporcionando diagnóstico e tratamento precoce. Neste dia, serão oferecidos testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites, além de orientações sobre o uso do preservativo feminino, masculino e gel lubrificante em uma abordagem da prevenção combinada.

A ação é organizada pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O serviço atende a população do município e de outros 36 municípios vizinhos pactuados. Sua principal atuação é voltada para o acompanhamento de pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) e suas parcerias sexuais. Entre os serviços oferecidos, destaca-se o atendimento para a Profilaxia PósExposição (PEP), indicada em casos de violência sexual, exposição ocupacional e relações sexuais sem o uso de preservativo.

Além disso, o SAE também disponibiliza a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), uma estratégia inovadora de prevenção que consiste na ingestão diária de um comprimido, proporcionando proteção contra o HIV em caso de contato. A PrEP integra a abordagem de prevenção combinada adotada pelo Ministério da Saúde e é direcionada a pessoas com maior risco de exposição ao HIV, que demonstram interesse e motivação para utilizá-la.

O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos e assistente social. Atualmente, o SAE acompanha 1.731 usuários, sendo 996 homens e 735 mulheres, dos quais 1.374 são residentes em Chapecó. O serviço também monitora 8 gestantes e 23 crianças em investigação por transmissão vertical. O atendimento às pessoas vivendo com HIV/AIDS é realizado de forma humanizada, promovendo respeito, confiança e eliminando preconceitos e discriminação. O objetivo é incentivar a adesão ao tratamento e proporcionar qualidade de vida.

LEIA TAMBÉM  Brasileira desenvolve caneta que detecta câncer em segundos

Além disso, tanto o SAE quanto às unidades de saúde de Chapecó oferecem testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, garantindo diagnóstico e tratamento precoce, bem como orientação para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV/AIDS. O SAE está localizado na Rua Jorge Lacerda, 70E, no Bairro Centro, o telefone para contato é (49) 3331-2514, e a coordenação está sob responsabilidade de Vanise Putzel.

Saiba mais

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro, foi instituído em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a AIDS, promovendo o entendimento da doença, a prevenção, a redução do estigma e da discriminação, além de desconstruir concepções equivocadas relacionadas ao diagnóstico do HIV.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Economia de Santa Catarina em crescimento

Os setores econômicos de Santa Catarina registraram crescimento significativamente acima da média brasileira entre...

Female Futsal de Chapecó encara duelo decisivo contra Barateiro/Havan

O Female Futsal de Chapecó retorna ao Ginásio da Unochapecó neste domingo (16) para...

Música regional gaúcha perde João Chagas Leite aos 80 anos

O cantor e compositor João Chagas Leite faleceu aos 80 anos nesta terça-feira (11),...

Homem é preso em flagrante por importunação sexual em parque de Chapecó

Um homem foi preso em flagrante pela Guarda Municipal na tarde desta segunda-feira por...