Na tarde desta segunda-feira, 9 de dezembro, o Sebrae/SC fez o lançamento do Programa Sebrae de Corporate Venture Capital (CVC), uma iniciativa inédita no Brasil que tem como objetivo investir e acelerar startups com o apoio financeiro de grandes empresas – Corporates.
O Programa foi estruturado com base em um modelo inovador, no qual operadoras de CVC atuarão como coinvestidoras e sócias ostensivas em Sociedades em Conta de Participação (SCPs) criadas para viabilizar o investimento em startups.
Após um processo criterioso de licitação pública conduzido por uma comissão formada por especialistas do Sebrae/SC e Sebrae Nacional, foram selecionadas as operadoras que darão suporte ao Programa. São elas: Bossa Invest (SP e MG); MOA Ventures (SC) em Joint Venture com Dealist (SP) e Fundep (MG); Valetec Capital (SC e SP); e Ventiur Investimentos (RS).
Para Carlos Henrique Ramos Fonseca, diretor superintendente do Sebrae/SC, “o Programa representa um marco para o ecossistema de inovação de Santa Catarina e do Brasil, ao unir o dinamismo das startups ao suporte e expertise das grandes empresas. Com isso, o Sebrae/SC reafirma seu compromisso de ser um catalisador de crescimento para pequenos negócios e um fomentador de iniciativas transformadoras no mercado brasileiro”, diz.
O Programa está alinhado à estratégia nacional do Sebrae de fomentar o ecossistema de inovação por meio de investimentos estratégicos em startups, promovendo conexões entre grandes empresas e empreendedores.
A partir de agora o Sebrae começa o trabalho para atrair as corporates que desejam investir nas Startups, para aí criar SCPs e dar andamento ao processo de investimento e aceleração das empresas.