O SAMU de Santa Catarina concluiu um treinamento prático para 34 condutores socorristas das Unidades de Suporte Avançado (USA) e do transporte Inter-Hospitalar. A capacitação ocorreu nos dias 4 e 5 de fevereiro, no Parque de Exposições Efapi, em Chapecó e reuniu profissionais de toda a macrorregião do Extremo Oeste.
O curso teve foco em segurança no trânsito e técnicas de condução em situações de emergência, utilizando simulações realísticas. O evento encerra o ciclo estadual de treinamentos para esses profissionais.
Treinamento prioriza segurança no trânsito e simula situações reais
A capacitação do SAMU incluiu aulas práticas em percurso simulado, orientação sobre sinalização e até testes de percepção com óculos que simulam os efeitos do álcool. O objetivo foi reforçar que a prioridade é a segurança, e não a velocidade.
“O treinamento revisa normas, apresenta situações reais e orienta técnicas que garantem a chegada segura da equipe”, explicou o condutor socorrista Douglas Gandolfi, do SAMU de Chapecó.
Papel do condutor é estratégico para o sucesso do atendimento
O condutor de ambulância atua de forma integrada à equipe médica e seu desempenho impacta diretamente no desfecho clínico do paciente. Por isso, a qualificação constante é vista como um investimento crucial.
“Investir na formação contínua desses profissionais reflete diretamente na eficiência do serviço e na preservação de vidas”, afirmou a diretora-geral do SAMU/FAHECE, Carla Birolo Ferreira.
Extremo Oeste conta com sete bases de Suporte Avançado
A macrorregião atendida pelos profissionais capacitados possui uma rede robusta de emergência. São 4 Unidades de Suporte Avançado (USA), 2 serviços inter-hospitalares e um aeromédico.
As bases estão localizadas em Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste, cobrindo 79 municípios. Somente em 2025, o SAMU registrou mais de 4 mil ocorrências na região.
Capacitação encerra ciclo estadual de treinamentos
O evento em Chapecó marca a conclusão de um ciclo de capacitações promovido pelo SAMU para condutores socorristas em todo o estado de Santa Catarina. A iniciativa reforça o compromisso com a qualificação e a excelência no atendimento pré-hospitalar móvel.
A expectativa é que os conhecimentos aplicados resultem em deslocamentos mais seguros e, consequentemente, em um atendimento de maior qualidade à população em situações de urgência e emergência.




