O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), anunciou o Prêmio Reconhecer Santa Catarina, que vai contemplar as 85 escolas com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A iniciativa tem como objetivo fortalecer o engajamento das comunidades escolares e consolidar uma cultura voltada à melhoria contínua da aprendizagem e à equidade na educação pública catarinense.
“O Ideb nos auxilia a entender o desempenho da nossa educação e também ajuda com mais recursos para as escolas. Estamos lançando esse prêmio para reconhecer o esforço de cada escola e incentivar a participação de todos”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Três categorias e foco em resultados
A premiação será dividida em três categorias: anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, além do ensino médio. As escolas serão classificadas em três grupos: “Escolas Destaques”, “Evolução de Desempenho” e “Reconhecimento de Participação”.
Os resultados do Ideb dos dois últimos intervalos (2023 e 2025) serão considerados para definir as unidades premiadas em cada categoria, reconhecendo tanto o alto desempenho quanto a evolução e o comprometimento das equipes escolares.
Incentivo à melhoria da educação catarinense
De acordo com a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, a ação reforça o compromisso do governo com a valorização das escolas e a mobilização de toda a rede em torno da qualidade do ensino.
“Esta é mais uma ação capitaneada pelo nosso governador Jorginho Mello em prol da educação catarinense. Com certeza, será uma motivação a mais para que toda a comunidade escolar esteja envolvida com o Ideb e tenhamos o resultado que Santa Catarina merece”, destacou.
R$ 1,2 milhão em investimentos e autonomia para as escolas
O Prêmio Reconhecer Santa Catarina contará com investimento total de R$ 1,2 milhão. Os valores destinados às escolas vencedoras poderão ser aplicados em ações pedagógicas, infraestrutura escolar, tecnologia educacional e projetos de protagonismo estudantil, conforme as demandas prioritárias de cada unidade.
Com essa autonomia, o Governo do Estado busca fortalecer o compromisso coletivo com a qualidade da educação, ampliando o impacto positivo da premiação no dia a dia das escolas e de suas comunidades.