Os serviços de educação básica, do SESI, e de educação profissional, do SENAI, que são referência em todo o Brasil, podem chegar às comunidades por meio de parcerias com municípios. Para apresentar essas oportunidades aos gestores municipais, especialmente os eleitos em outubro, as entidades da FIESC terão um estande no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC/SC), que é realizado de 6 a 8 de novembro em Balneário Camboriú.
O Diretor de Educação, Saúde & Tecnologia, Fabrízio Pereira, observa que o propósito é ajudar a melhorar os indicadores da qualidade da educação no estado. “Queremos ajudar Santa Catarina a elevar os índices educacionais e, para isso, investimos na ideia de escola em tempo integral e, posteriormente, na profissionalização”, comenta Fabrizio.
Por isso, uma das frentes de serviços oferecidos às prefeituras são as atividades de contraturno para os estudantes. São mais de 90 opções de metodologias e oficinas, que podem contribuir para que as redes municipais ofereçam atividades educativas em tempo integral.
Outra frente está ligada à capacitação profissional e empregabilidade de jovens estudantes. Neste caso, o SENAI mantém parcerias com prefeituras para oferta de capacitação em segmentos tecnologicamente avançados, serviço que é complementado com o encaminhamento dos estudantes às indústrias que tenham vagas de emprego.
Durante o COMAC/SC a FIESC também participa do painel “Ecossistemas de empreendedorismo e inovação no âmbito do desenvolvimento territorial”, nesta quinta-feira (7), às 16h. O diretor de inovação da entidade, José Eduardo Fiates, divide o debate com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett. As inscrições no evento são gratuitas.