terça-feira, 12 maio, 2026

Operação Sem Lastro da PF investiga desvio de R$ 365 milhões em previdência complementar

Compartilhe essa notícia:

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (8), a Operação Sem Lastro, com o objetivo de investigar crimes financeiros, corrupção e lavagem de dinheiro relacionados à gestão de uma entidade de previdência complementar vinculada a uma sociedade de economia mista do Estado de Santa Catarina.

A ação culminou no sequestro de mais de 30 imóveis e no bloqueio de valores financeiros que podem alcançar aproximadamente R$ 365 milhões, além de buscas e apreensões em dois endereços vinculados aos investigados. O principal alvo da investigação é um ex-diretor financeiro da entidade, apontado como integrante do núcleo decisório responsável pelas fraudes sob apuração.

Recursos foram direcionados a investimentos de alto risco

De acordo com as investigações, os recursos da entidade foram direcionados a investimentos de alto risco, sem lastro econômico adequado. Muitos desses investimentos foram posteriormente classificados como irrecuperáveis, gerando prejuízos significativos à previdência complementar.

Conforme apurado, essas operações tinham como objetivo a obtenção de vantagem econômica indevida, com posterior ocultação e dissimulação dos valores provenientes das práticas criminosas.

Empresas de fachada e patrimônio incompatível

Para isso, os investigados teriam se utilizado de pessoas jurídicas registradas em nome de interpostas pessoas, com a finalidade de adquirir, administrar e manter patrimônio imobiliário incompatível com a capacidade econômico-financeira formalmente declarada. As apurações indicam, ainda, que diversos imóveis foram adquiridos sem registros formais de pagamento, evidenciando indícios de ocultação e dissimulação da origem dos recursos.

A Operação Sem Lastro da Polícia Federal em Santa Catarina atinge diretamente o núcleo patrimonial do esquema, interrompendo o fluxo financeiro ilícito e preservando recursos para eventual ressarcimento dos prejuízos gerados. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a análise sobre a extensão dos desvios.

LEIA TAMBÉM  Homem invade casa de ex-companheira e é preso por ameaça e lesão corporal

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Curso da Fundação ALB e Aurora aproxima estrangeiros da cultura brasileira

Há um detalhe que chama atenção antes mesmo de qualquer discurso começar: o mapa-múndi...

Prefeitura de Chapecó lança Programa Contrata Mais Chapecó para contratar MEIs

Resumo: A Prefeitura de Chapecó lançou o Programa Contrata Mais Chapecó, voltado para microempreendedores...

Última semana de inscrições para o maior festival de música de Santa Catarina

Festival “Santa Catarina Canta” recebe candidatos até 15 de maio Os interessados em participar da...

Polícia Militar apreende adolescente e prende homem por tráfico de drogas em Chapecó

A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar...