O que o cooperativismo e o futebol têm em comum? Essa foi uma das perguntas respondidas por quem vive esses princípios dentro e fora de campo, que fez história e é ídolo de uma geração inteira. Nesta segunda-feira, dia 8 de setembro, Chapecó recebeu pela segunda vez o camisa 10 da Seleção Brasileira, Zico.
O ex-atleta é atualmente embaixador do Sicoob, uma das maiores instituições financeiras cooperativas do país, e veio apresentar a palestra ‘O papel do líder: desafios e oportunidades’, que fala sobre sua trajetória vitoriosa e como a ética, cooperação, responsabilidade e trabalho coletivo estiveram presentes em todos os momentos.
Zico percorre o Brasil levando a palestra que conta sua história, sobre liderança, compromisso e dedicação. Também como essas vivências se conectam com os princípios cooperativistas.
“São vários aspectos que convergem. É o olhar para o todo. Posso citar o papel que o esporte tem na educação, que extrapola as linhas do gramado. Ajuda na formação do caráter, com noção da dedicação, de compromisso, de responsabilidade. Vai além do aluno, é o cuidado com o professor, com os pais, com a comunidade. E esse é só um dos exemplos dessa conexão entre cooperativismo e futebol. Ainda estou descobrindo muito sobre o cooperativismo, mas ambos têm esse olhar de cuidar das pessoas e do futuro. E isso tem muito valor”, disse. Outros pilares que norteiam tanto o cooperativismo quanto o esporte foram destacados por Zico. “O interesse pelo coletivo, cada jogada visando o desenvolvimento de todos; todos podem ser cooperados e vestir a camisa, formando um time cada vez mais forte”, complementou.
O evento foi organizado pelo Sicoob MaxiCrédito, cooperativa que integra o Sistema Sicoob. O presidente do Conselho de Administração do Sicoob MaxiCrédito, Ivair Chiella, destaca a importância de ter uma personalidade como o Zico como embaixador do Sicoob, fortalecendo e ajudando a disseminar ainda mais a mensagem transformadora do cooperativismo.
“O Zico tem a marca da ética, da responsabilidade, do exemplo dentro e fora de campo. Ele mostra o quanto o comprometimento e a dedicação fazem a diferença em qualquer lugar. E no cooperativismo acontece o mesmo. É o trabalho em equipe, cooperado e cooperativa juntos, com transparência, responsabilidade promovendo impacto positivo e desenvolvimento. Por tudo isso que o Zico representa, para nós é uma alegria imensa recebe-lo em Chapecó”, destaca Chiella.
Do Flamengo para o mundo
Arthur Antunes Coimbra, o Zico, é ex-jogador e ex-técnico que fez história dentro e fora dos gramados. É ídolo e maior artilheiro da história do Flamengo, time pelo qual foi campeão brasileiro em 1980 e 1982; Libertadores e Taça Continental em 1981, Copa América em 1979.
Com a camisa da Seleção Brasileira, jogou três Copas do Mundo (1978, 1982 e 1986). Atuou ainda na Itália e no Japão, onde teve sua contribuição no desenvolvimento do futebol local e ajudou a moldar a nova geração de jogadores e admiradores da modalidade. Recebeu o prêmio Golden Foot Award – Lenda do Futebol.
Fora das quatro linhas, treinou times como Kashima Antlers e a Seleção Japonesa; Fenerbace, na Turquia; do CSKA, na Rússia; e do Olympiacos, na Grécia.
Hoje se dedica ao Centro de Futebol que leva o seu nome, inclusive com um CT na cidade catarinense de Imbituba. Segue como consultor do Kashima Antlers, do Japão, e ministra palestras no Brasil e exterior.
Além de toda sua trajetória esportiva, desde 2024, Zico faz parte do time Sicoob, como cooperado e embaixador da marca.