sábado, 1 novembro, 2025

PGR se posiciona contra vigilância 24h na casa de Bolsonaro, mas recomenda reforço de segurança

Compartilhe essa notícia:

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta sexta-feira (29) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contrário ao pedido da Polícia Federal (PF) para que agentes permaneçam na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro 24 horas por dia.

No entanto, Gonet se manifestou favorável ao reforço da segurança nas proximidades da residência e na entrada do Condomínio Solar de Brasília, onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar.

Solicitação da Polícia Federal

Na terça-feira (26), o ministro Alexandre de Moraes solicitou parecer da PGR após receber um ofício do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. O documento alertava que o monitoramento eletrônico por tornozeleira pode falhar, criando “tempo hábil para que o custodiado empreendesse uma fuga”.

Com base nisso, a PF pediu a permanência de uma equipe de agentes dentro da casa do ex-presidente 24 horas por dia.

Veja mais notícias

Parecer da PGR

No parecer enviado ao STF, Paulo Gonet avaliou que não é necessário agravar a situação de Bolsonaro neste momento. “Essa avaliação não induz a Procuradoria-Geral da República, neste momento, a propugnar por soluções mais gravosas do que a da custódia domiciliar”, afirmou.

O procurador reconheceu que a PF tem razão em se preocupar com a possibilidade de fuga, citando a descoberta de um pedido de asilo à Argentina no celular de Bolsonaro e a atuação de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nos Estados Unidos, estimulando medidas contra o Brasil.

Mesmo assim, Gonet entendeu que a prisão domiciliar e o monitoramento eletrônico são suficientes para evitar qualquer tentativa de fuga. “As circunstâncias recomendam precauções contra iniciativas de fuga. Tudo isso é ainda mais acentuado pela proximidade do julgamento da ação penal, marcado para iniciar em alguns dias. Providências de cautela já foram adotadas em atenção à aplicação efetiva da lei penal”, completou.

LEIA TAMBÉM  STJ Autoriza Rondas Virtuais no Combate à Pornografia Infantil

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

EUA poderão rever tarifas ao Brasil

Presidente dos dois países tiveram encontro hoje, na Malásia, durante a Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático

Comunidade Católica Jardim do Lago promove festa com almoço

A Comunidade Católica Jardim do Lago, situada no bairro Efapi, em Chapecó, promove no...

Nova lei fortalece combate ao crime organizado e amplia proteção a agentes públicos

Foi publicada nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial da União, a Lei nº 15.245/2025,...

Documentário “Pedra Vermelha” retrata resistência de comunidades ribeirinhas em SC

O documentário “Pedra Vermelha”, da Margot Filmes, segue sua trajetória em festivais de cinema...