Analista do Sicoob MaxiCrédito esclarece alguns mitos e verdades sobre o assunto. Educação financeira para crianças e jovens é o tema da edição de 2025 da Semana Enef
A educação financeira é um dos pilares essenciais para a construção de uma vida financeira estável e equilibrada. Mas alguns mitos ainda são bastante presentes quanto o assunto é dinheiro, e em especial a educação de crianças e jovens. E este é o foco da edição de 2025 da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), que acontece de 18 a 22 de maio e traz o tema “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”.
Para ajudar a esclarecer esse assunto e disseminar o máximo de informações sobre como organizar suas finanças e falar de dinheiro com os pequenos, o Sicoob MaxiCrédito, por meio de suas agências, promove uma série de ações de orientação e conscientização ao longo da semana. E aqui reunimos algumas das principais informações que vão te ajudar a desmistificar dúvidas sobre a educação financeira. E nesta matéria o analista de investimento social da Cooperativa, Lucinei Bohn, traz algumas dicas importantes sobre o assunto.
Mitos e Verdades
Provavelmente você já deve ter ouvido falar que criança não entende de dinheiro, ou que para falar de finanças precisa ser economista. Também pode ter ouvido que economia não é assunto para tratar em casa! Essas são afirmações falsas. Falar de educação financeira é falar de futuro, de segurança e de planejamento. Confira alguns mitos e verdades sobre o tema.
Para economizar, é só quem ganha muito dinheiro. Mito! Economizar é para todos, dentro de cada realidade, cada um consegue organizar a melhor forma de economizar o seu dinheiro.
Dinheiro é um assunto para ser discutido em família. Verdade! De fato, falar sobre dinheiro ajuda no controle e organização do orçamento familiar, além de auxiliar na educação dos filhos e na realização dos sonhos da família.
Mesada atrapalha a criança a entender o valor do dinheiro. Mito! Se o hábito da mesada vier acompanhando da discussão sobre o assunto finanças e o real valor do dinheiro é uma ótima ferramenta para ajudar a criança a desenvolver responsabilidade financeira e a entender sobre planejamento financeiro. E avaliando a idade da criança, pode ser pensado em trabalhar a poupança através do cofrinho.
Educação financeira para todos. Verdade! Sim, isso significa que todo mundo pode aprender e ensinar sobre finanças. Pra Lucinei Bohn, analista de investimento social e estratégico do Sicoob MaxiCrédito, falar sobre educação financeira é algo essencial. “Só conseguiremos dominar esse assunto se conversarmos sobre ele. E mais do que conversar, também é exercitando na prática, seja ao fazer um planejamento de quanto ganha ao mês e quais são as despesas fixas, investindo em uma forma de poupar, seja previdência ou poupança, e aproveitando oportunidades para sempre aprender mais sobre o tema”, destaca Lucinei.
Tem que saber muito para falar de finanças. Mito! Ninguém nasce sabendo tudo, ainda mais no começo quando se está iniciando no universo das finanças. E para ajudar a entender sobre educação financeira, o Sicoob MaxiCrédito conta com uma plataforma virtual para você aprender e entender melhor sobre finanças, o ‘Se Liga Finanças ON’, com cursos gratuitos e online.
Para ter acesso aos cursos basta acessar o site https://seligafinancas.institutosicoob.org.br/3069.