Qualidade no atendimento prestado, segurança e transparência dos procedimentos realizados e, consequentemente, elevação na satisfação dos beneficiários do plano de saúde da Unimed Chapecó. Assim, podem ser elencadas as principais vantagens proporcionadas aos clientes pela recente conquista da cooperativa médica, o reconhecimento nacional com nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS 2024, ano-base 2023), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A avaliação anual atribui nota de zero a um a todas as operadoras atuantes no mercado de saúde suplementar ao considerar 33 indicadores, classificados em quatro dimensões: qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação. O IDSS integra o Programa de Qualificação das Operadoras, que além de avaliar o desempenho busca reduzir a assimetria de informações, subsidiar a escolha de um plano de saúde, estimular a qualidade setorial, propiciar o benchmarking entre as operadoras, estimular a concorrência baseada em desempenho, subsidiar as ações regulatórias da ANS e conferir maior transparência.
Em 2023, foram avaliadas 894 operadoras no país, sendo 666 do segmento médico-hospitalar e 228 odontológicas. Conforme o IDSS, a Unimed Chapecó se mantém, desde 2020, em um seleto grupo de melhor avaliação dentre todas as modalidades da saúde suplementar. O Sistema Unimed manteve a liderança absoluta do ranking, com 16 das 18 operadoras com nota máxima.
“O IDSS representa a colocação da operadora no mercado, como um diferencial competitivo significativo, porque se refere à avaliação da qualidade do nosso atendimento e reforça que os processos são realizados conforme a regulamentação da ANS. Além disso, faz com que possamos olhar para nossos processos e ter um aprimoramento contínuo deles”, observa o nefrologista e presidente da Unimed Chapecó, Dr. Geraldo Antunes Córdova.
UNIMED CHAPECÓ
Com 32 anos de trajetória, a Unimed Chapecó transformou o cenário da saúde no Oeste de Santa Catarina. Desde o seu início, todas as ações planejadas vislumbram o futuro do setor, com ênfase para a promoção da saúde e do bem-estar da população regional atendida pela cooperativa médica. Ainda também, busca oferecer a melhor estrutura para atender a demanda regional e reafirma seu compromisso com o alinhamento das melhores práticas de qualidade assistencial e humanização do cuidado.
Atualmente, a cooperativa médica assegura maior qualidade de vida aos mais de 60 mil beneficiários do plano de saúde, conta com mais de 380 médicos cooperados e 1.500 colaboradores. Sua a abrangência é de 25 municípios: Águas de Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Cunhataí, Formosa do Sul, Galvão, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Modelo, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Saudades, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.