quinta-feira, 16 abril, 2026

Coopervalli é a primeira cooperativa mirim de SC

Compartilhe essa notícia:

A comunidade escolar da Fazenda Zandavalli, em Guatambu, viveu uma noite histórica na última sexta-feira, 27, com a oficialização da Coopervalli, a primeira cooperativa mirim de Santa Catarina e uma das primeiras do Brasil.
Alunos, professores, gestão da escola e famíliares estiveram reunidos para a assembleia de fundação, eleição da diretoria e aprovação do estatuto social. O projeto nasceu em aulas práticas, e ganhou força com o apoio da direção, professores e do Sicoob Maxicrédito, que fornece assessoria para a formalização e viabilização da iniciativa. Além de aprendizado em gestão cooperativista, a Coopervalli já tem seu primeiro produto: o tijolo ecológico. O Sicoob Maxicrédito é apoiador da iniciativa.

Para a presidente da cooperativa mirim, Isabelly Schmidt de Mello, o momento representa crescimento para todos.
“Eu fico muito feliz, [com a fundação da cooperativa], porque eu acho que é um momento de muito desenvolvimento pessoal, tanto para mim, quanto para a nossa escola, então, eu acho que é uma coisa muito legal e que vai fazer muito bem para nós todos”, disse. A aluna destacou que a cooperativa vai produzir outros tijolos ecológicos e, depois, partirá para a produção das hortaliças na horta escolar.
“Atualmente, a gente tem 28 alunos, mas futuramente vamos adicionar mais, vamos fazer os chamados. O cooperativismo me ensinou até então que a gente precisa de alguém para nos apoiar para alcançar nossos objetivos”, finalizou.

Para a gerente de sustentabilidade do Sicoob, Kari Spada, a iniciativa reforça o protagonismo estudantil, aliando teoria e prática de forma sustentável.
“A Cooperativa Mirim é a primeira do Sicoob Maxicrédito e também a primeira cooperativa mirim das escolas estaduais de Santa Catarina, e isso é um orgulho imenso. A cooperativa mirim é um programa que preza pelo desenvolvimento dos alunos, despertar do seu protagonismo o empreendedorismo e o cooperativismo acima de tudo”.
A gerente afirma que o Sicoob tem certeza que o trabalho que está sendo feito com os alunos vai perpetuar porque eles entendem o compromisso que eles tem neste momento com a cooperativa.

LEIA TAMBÉM  ExpoGuatambu espera 30 mil visitantes em três dias de feira

Assista em vídeo:

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chapecoense recebe Joinville na Série Ouro de futsal hoje no Ginásio Plínio Arlindo De Nes

A noite deste sábado (11) será de futsal de alto nível na Capital do...

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em Chapecó

Mais de 100 pedras de crack e dinheiro em espécie foram apreendidos A Polícia Militar...

Abono salarial para nascidos em março e abril começa a ser pago nesta quarta (15)

Os trabalhadores nascidos em março e em abril que ganharam até R$ 2.766 com...

STF divulga lista de multados em atos de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o avanço na execução de multas aplicadas a...