O enxadrista Chapecoense João Gabriel Breitembach, de apenas 10 anos, da Prefeitura de Chapecó/CXC, sagrou-se vice campeão brasileiro de Xadrez Rápido na categoria Mirim (até 10 anos) neste final de semana em Natal – RN. O jovem atleta disputou seis partidas, vencendo quatro, empatando uma e perdendo apenas uma para o atleta do Distrito Federal que foi o campeão do torneio. Participaram da competição, 32 enxadristas de 11 estados Brasileiros.
Do Polo biblioteca pública o aluno/atleta Leonardo Batista participou na categoria até 16 anos, após quatro vitórias e duas derrotas. O outro representante do Projeto Atleta do Futuro obteve a 7ª colocação no torneio de rápido.
No primeiro dia, no torneio de blitz (partidas de 3 minutos com bônus de 2 segundos) João Gabriel obteve a 5ª colocação enquanto Leonardo foi o 8⁰, mesma colocação repetiu o João no torneio da modalidade de Xadrez Clássico (partidas de 3 horas). Desta forma, é correto dizer que o jovem e promissor enxadrista já está entre os 5 melhores do país na categoria até 10 anos, e tudo isso faltando 1 mês para completar 2 anos de treinamento.
Os Enxadristas Chapecoenses viajaram com apoio e patrocínio da Prefeitura de Chapecó, Fundação de Esporte de Chapecó, Clube de Xadrez, Amo Ofertas e recursos próprios. Para o Técnico Marco Antônio Barbosa “A participação do pequeno enxadrista é a coroação do trabalho realizado pelo PAF nos seus diversos polos, que encontrou o talentoso menino durante as aulas semanais da modalidade na escola” disse Barbosa.