quinta-feira, 30 outubro, 2025

Indústria cresce 1,1% em setembro, revela pesquisa do IBGE

Compartilhe essa notícia:

A produção da indústria brasileira cresceu 1,1% em setembro deste ano em relação a agosto. Essa é a segunda alta consecutiva porque em agosto a expansão havia sido de 0,2%. A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) foi divulgada nesta sexta-feira (1º), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A indústria também apresentou expansão na comparação com setembro do ano passado (3,4%), a quarta alta consecutiva, e nos acumulados do ano (3,1%) e de 12 meses (2,6%).

As principais altas em setembro – na comparação com agosto – vieram dos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,3%), produtos alimentícios (2,3%), veículos automotores, reboques e carrocerias (2,5%), produtos do fumo (36,5%), metalurgia (2,4%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (3,3%). No total, 12 dos 25 ramos industriais pesquisados apresentaram crescimento. 

Queda

Ao mesmo tempo, 12 setores tiveram queda, com destaque para indústrias extrativas (-1,3%), produtos químicos (-2,7%), outros equipamentos de transporte (-7,8%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-3,7%). Produtos de borracha e material plástico apresentaram estabilidade na produção.

Três das quatro grandes categorias econômicas da indústria cresceram de agosto para setembro: bens de capital, isto é, máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (4,2%), bens intermediários (insumos industrializados usados no setor produtivo (1,2%) e bens de consumo semi e não duráveis (0,6%). Apenas o segmento de bens de consumo duráveis teve queda (-2,7%).

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Polícia Militar prende mulher por tráfico de drogas no bairro São Pedro, em Chapecó

Na tarde de segunda-feira (27), por volta das 15h12, a Polícia Militar de Santa...

Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina de fevereiro nesta sexta-feira

A Receita Federal libera, às 10h desta sexta-feira (24), a consulta ao lote da...

Cooperallfa tem balanço positivo na Efapi

A participação da Cooperalfa na Efapi 2025 foi marcada pela presença de um grande...

IBGE aponta que 5,4% das crianças indígenas ainda não têm registro de nascimento

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 5,42% das crianças indígenas...