A Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi) se mostra um espaço de oportunidades para talentos locais. A sexta-feira (13) foi um momento para os escritores chapecoenses divulgarem suas obras, no estande da Fundação Cultural de Chapecó.
O evento foi organizado pela Fundação Cultural de Chapecó com o intuito de apresentar a produção, comercializar os livros e colocar 14 escritores em contato com o público. Segundo o coordenador da Setorial de Literatura, Sérgio Paulo Ribeiro, muitas pessoas desconhecem o trabalho dos escritores locais, que “são vários”. Há historiadores, escritores de contos, poesia, livros de autoajuda, trabalhos acadêmicos, entre outros gêneros.
Ribeiro identifica que a importância do evento se dá principalmente por leitores que valorizam o livro físico. Diz que não se pode mensurar a dimensão que um livro toma quando aberto por um leitor, capaz de “viajar pelas páginas” da obra. E que, apesar da chegada do digital, a “folheada do papel” e anotações em páginas, ainda estão presentes.
Hoje, 14 escritores se fizeram presentes e foram selecionados a partir de 15 vagas disponibilizadas pela setorial para o grupo de escritores da fundação. O critério utilizado foi a ordem de inscrição.
Anilde Tereza Wobetto é fotógrafa amadora há quase 30 anos e participou da exposição durante todo o evento com seus livros, “Transpondo Barreiras” e “A Saga de uma Folha”. Aos 80 anos, Anilde teve a chance de compartilhar suas obras com o público visitante e por isso, demonstrava empolgação.
Texto: Júlia Mocellin de Carvalho e Carla Cenci
Fotos: Samara Vitoria Baldoino