domingo, 16 novembro, 2025

Sisu 2026 permitirá uso das notas do Enem de até três edições

Compartilhe essa notícia:

A edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) trará uma novidade: os candidatos poderão utilizar as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 — no momento da inscrição e classificação. A mudança consta no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União em 20 de outubro e disponível na página oficial do Sisu.

Como será feita a classificação

Para a classificação, o Ministério da Educação (MEC) considerará a nota do Enem com a melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso. Essa regra vale apenas para quem não participou como treineiro — estudantes que fazem o exame antes de concluir o ensino médio.

Ineditismo e adesão das instituições

A medida é inédita e faz parte do edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026. O período de adesão ocorre de 27 de outubro a 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão. Para preencher o termo de adesão, as instituições precisam ter finalizado a ocupação das vagas da última edição do processo seletivo da qual participaram.

Durante o período de adesão, as instituições poderão reabrir o termo assinado e ajustar suas condições de participação, garantindo mais flexibilidade no processo.

Entenda o que é o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do MEC que permite que candidatos usem a nota do Enem para concorrer gratuitamente a vagas em universidades públicas de todo o país. Com uma única inscrição, o estudante pode escolher e disputar cursos de graduação em diferentes instituições.

Desde 2024, o Sisu passou a ser realizado em edição única anual, permitindo que as instituições disponibilizem vagas para o início das aulas no primeiro ou segundo semestre do ano.

LEIA TAMBÉM  Hospital Universitário da UFFS ganha mobilização popular, empresarial e política

Números da edição anterior

Na edição de 2025, o Sisu ofertou 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação de 124 instituições públicas em todo o país. Ao todo, foram 254,8 mil candidatos aprovados, sendo 128 mil na ampla concorrência, 111 mil pelo sistema de cotas e 14 mil por meio de ações afirmativas das próprias universidades.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Guarda Municipal e Polícia Civil recuperam veículo e prendem suspeitos

Uma operação conjunta da Guarda Municipal e Polícia Civil resultou na captura de suspeitos...

Balcão de Empregos oferece 1.100 vagas em Chapecó

O Balcão de Empregos de Chapecó disponibiliza 1.100 oportunidades de trabalho nesta semana. As...

Júri popular julga homem por feminicídio em Chapecó nesta quarta-feira

Um homem acusado de matar a ex-namorada com cinco tiros em fevereiro será submetido...

Homem é preso ao furtar 24 kg de fios elétricos de praça em Chapecó

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante na madrugada desta quinta-feira (13)...