sábado, 25 outubro, 2025

Sisu 2026 permitirá uso das notas do Enem de até três edições

Compartilhe essa notícia:

A edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) trará uma novidade: os candidatos poderão utilizar as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 — no momento da inscrição e classificação. A mudança consta no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União em 20 de outubro e disponível na página oficial do Sisu.

Como será feita a classificação

Para a classificação, o Ministério da Educação (MEC) considerará a nota do Enem com a melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso. Essa regra vale apenas para quem não participou como treineiro — estudantes que fazem o exame antes de concluir o ensino médio.

Ineditismo e adesão das instituições

A medida é inédita e faz parte do edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026. O período de adesão ocorre de 27 de outubro a 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão. Para preencher o termo de adesão, as instituições precisam ter finalizado a ocupação das vagas da última edição do processo seletivo da qual participaram.

Durante o período de adesão, as instituições poderão reabrir o termo assinado e ajustar suas condições de participação, garantindo mais flexibilidade no processo.

Entenda o que é o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do MEC que permite que candidatos usem a nota do Enem para concorrer gratuitamente a vagas em universidades públicas de todo o país. Com uma única inscrição, o estudante pode escolher e disputar cursos de graduação em diferentes instituições.

Desde 2024, o Sisu passou a ser realizado em edição única anual, permitindo que as instituições disponibilizem vagas para o início das aulas no primeiro ou segundo semestre do ano.

LEIA TAMBÉM  Inscrições para vagas remanescentes do Fies 2025 começam nesta quinta-feira

Números da edição anterior

Na edição de 2025, o Sisu ofertou 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação de 124 instituições públicas em todo o país. Ao todo, foram 254,8 mil candidatos aprovados, sendo 128 mil na ampla concorrência, 111 mil pelo sistema de cotas e 14 mil por meio de ações afirmativas das próprias universidades.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

São Paulo registra sétima morte por intoxicação por metanol em bebida adulterada

Um jovem de 25 anos morreu após ingerir bebida alcoólica adulterada com metanol em...

Ministro da Saúde defende debate político e religioso para reduzir gravidez na adolescência

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (21) que não é possível...

Pesquisa da Fiocruz substitui camundongos em testes de antiveneno e conquista prêmio internacional

A substituição de camundongos por ensaios in vitro no controle de qualidade de soros...

Inscrições para processo seletivo de professores ACTs seguem até 30 de outubro em Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Educação (SED) informa que seguem abertas até o dia...