Apresentação de projetos, ferramentas e tecnologia estão em exposição no espaço que conta ainda com um palco de palestras
O conhecimento e a inovação são dois pilares intimamente conectados que impulsionam o desenvolvimento e a transformação das sociedades. O conhecimento, que abrange a compreensão profunda de conceitos, técnicas e informações acumuladas ao longo do tempo, cria a base para identificar desafios e oportunidades. A inovação, por sua vez, é o processo de aplicação criativa desse conhecimento, explorando-o de maneiras que permitam a construção de soluções inéditas, práticas e aplicáveis.
Na primeira edição da Feira Desbravalley, que ocorre até domingo (3), as oito universidades participantes dividem o Palco do Conhecimento, promovendo troca de informações, expertise e conexão. Um dos coordenadores do setor, professor Humberto Tonani Tosta reforça que esse momento é uma grande conquista ao ecossistema de inovação. “A feira é uma oportunidade de troca de informação para soluções à região. É uma ferramenta para o conhecimento”, afirma. As instituições de ensino superior presentes são: MEB conveniada à Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fiesc/Sesi/Senai, Unochapecó, Instituto Federal Santa Catarina (IFSC), Udesc, Unoesc, Senac e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Programação
O palco do conhecimento apresentará uma programação que atende desde crianças até adultos. Na quinta-feira (31), o foco foi a conexão entre pesquisadores e estudantes das instituições de ensino, onde apresentam resultados dos projetos de Pesquisa e Extensão, com diversas temáticas que englobam sustentabilidade, saúde, inovação, diagnóstico do ecossistema de Chapecó e das áreas da engenharia.
Nesta sexta-feira (1º), serão realizadas oito palestras, com 16 professores, com temas ligados a área da educação pública, como desafios da transformação digital, desafios do processo de ensino aprendizagem, relação das universidades com o estado na área de ciência e tecnologia, uso de ferramentas para contribuir com os gestores das escolas, soft kills, carreiras do futuro e inteligência artificial.
No sábado (2), o foco são as startups trazendo pitchs dos projetos executados pelos ecossistemas, conversas com egressos empreendedores, ações sobre empreendedorismo feminino e projetos realizados nas instituições. “No domingo, o palco estará livre para que todos possam apreciar a feira”, explica o professor.
Feira
A Feira Desbravalley, voltada à inovação, tecnologia, educação e negócios, ocorre até o domingo (3), das 9h às 21h, e conta com uma programação intensa, onde tudo acontece em sincronia. O evento é uma realização da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), do Pollen Parque Científico e Tecnológico e da Prefeitura de Chapecó. Os patrocinadores do evento são: Sicredi, IXC Soft, ACB Bebidas, Amo Delivery, BRSIS, Ceraçá, Grupo Coonecta, Optidata, Sitran e BRDE. Como apoio estratégico estão a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e Sebrae. Os demais apoiadores são Chaminé, Chstands, MakRoma Produções e Eventos, Company Produções e Eventos e MRG.