quarta-feira, 30 julho, 2025

Deputados pedem explicações a governo sobre problemas no Universidade Gratuita

Compartilhe essa notícia:

Os deputados da Bancada do PT na Assembleia Legislativa de Santa Catarina cobraram, nesta semana, que o governador Jorginho Mello cumpra a sua promessa de campanha e ofereça Universidade Gratuita para todos.

Embora o nome sugira um avanço na democratização do ensino superior, o programa apresentou graves falhas estruturais. Descredenciamento de estudantes, orçamento insuficiente, concentração no curso de Medicina e poucas bolsas disponibilizadas para quem ingressou na faculdade este ano são alguns dos problemas apontados.

Para o deputado Fabiano da Luz, líder da bancada petista na Alesc, o programa é ótimo só para o governo fazer propaganda, porque na prática não funciona. “O governador vendeu um sonho impossível”, disse nas redes sociais.

Segundo ele, centenas de estudantes estão enviando mensagens dizendo que não conseguem o recurso. “Um programa que envolve milhões de reais e que precisa ser justo, transparente e organizado. É uma falta de respeito com os estudantes e suas famílias que gastaram o que não tinham para pagar as primeiras mensalidades e sem nenhuma garantia de conseguir as bolsas de estudo.”

A deputada Luciane Carminatti, presidenta da Comissão de Educação na Alesc, destacou que o programa Universidade Gratuita precisa de ajustes praticamente desde que foi aprovado, há dois anos, e precisa de mudanças urgentes. “Estão chovendo reclamações de pessoas que se matricularam na universidade, fizeram dívidas e não conseguiram a gratuidade.”

Segundo Luciane, na propaganda o governo do Estado diz que a bolsa é para todos, mas que prática a realidade é bem outra. “O orçamento público não é suficiente para todos os estudantes, mais da metade dos recursos está concentrado no curso de Medicina e poucas bolsas foram disponibilizadas para quem ingressou esse ano.”

LEIA TAMBÉM  Comunidade escolar se movimento contra fechamento da escola estadual Zitta Flach

O deputado Neodi Saretta espera que a nova secretária de Educação, que participou ativamente da construção da proposta, analise as questões que estão chegando e explique o motivo deste cenário, que tem deixado os estudantes que iniciaram o curso na expectativa de receber a bolsa bastante preocupados.

“Muitos iniciaram o curso na expectativa que poderiam receber a bolsa, mas o que temos percebido é que poucos têm sido contemplados.” O deputado faz um apelo ao governo do Estado para que reveja a situação, aumente os recursos e os beneficiados. “Para que possamos ter este programa para todos, universidade gratuita para todos. Foi um programa que o governo defendeu.”

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Caixa paga parcela de julho do Bolsa Família a beneficiários com NIS final 9

A Caixa Econômica Federal realiza nesta quarta-feira (30) o pagamento da parcela de julho...

Dom Odelir se recupera na UTI

Internado desde a noite de domingo (27) devido a complicações causadas pela malária, o...

PMSC apreende drogas, munições e arma de fogo em Chapecó

Na tarde desta quarta-feira, 23 de julho, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC),...

Chapecó: dois foragidos por estupro e furto são capturados pela Polícia Municipal

Chapecó: dois foragidos por estupro e furto são capturados pela Polícia Municipal