Santa Catarina ultrapassou a marca de 256 mil empresas abertas entre janeiro e outubro de 2025, registrando o maior número de novos negócios em um único ano, segundo dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). O estado confirma sua liderança nacional em empreendedorismo e formalização empresarial, impulsionado pelo crescimento econômico acima da média brasileira.


As micro e pequenas empresas representam 95% das aberturas de CNPJs no período. Entre os segmentos com maior número de registros estão comércio, transporte, indústria, construção civil e serviços administrativos.
Empreendedorismo em alta no estado
O governador Jorginho Mello destacou o avanço do setor e a cultura empreendedora catarinense. “Esse número histórico deve ser comemorado. São milhares de catarinenses que foram à luta e estão realizando o sonho de abrir o próprio negócio. O povo catarinense arregaça as mangas e faz acontecer. O Governo do Estado está cumprindo sua parte ao não aumentar impostos e desburocratizar a economia”, afirmou.
Comércio e serviços lideram abertura de empresas
De acordo com a Jucesc, o setor de comércio e reparação de veículos lidera o ranking, com 45 mil novas empresas abertas em 2025. Em seguida aparecem transporte (37,8 mil), indústria de transformação (25,5 mil), atividades administrativas (25,5 mil), construção civil (23,1 mil) e atividades profissionais e técnicas (22,7 mil).
Entre os novos empreendimentos está a cafeteria do empreendedor Martinus Freitas, em Florianópolis, inaugurada há sete meses. O espaço combina cafés especiais, lanches e doces com ambiente para trabalho remoto e eventos. “Sempre lutei para empreender, com altos e baixos, mas sem desistir. Agora contamos com apoio contábil, financeiro e de marketing para garantir estabilidade e crescimento”, contou Martinus.

Economia catarinense em crescimento
O Banco Central aponta que a atividade econômica de Santa Catarina acumula alta de 4,9% em 2025, superando a média nacional nos setores de indústria, comércio e serviços. Esse cenário positivo tem estimulado o surgimento de novos empreendimentos e fortalecido o ambiente de negócios.
“Santa Catarina vive um momento muito positivo, com PIB em alta, desemprego em nível mínimo e formalização recorde. O empreendedorismo é um reflexo direto desse equilíbrio econômico”, destacou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
Governo simplifica abertura de empresas
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos) e da Jucesc, vem ampliando ações para desburocratizar o ambiente empresarial. O Programa de Modernização do Ambiente de Negócios, sancionado em outubro, simplifica a abertura de empresas e amplia o rol de atividades de baixo risco — permitindo o início imediato das operações por autodeclaração.
Outro destaque é o Programa Descomplica CBMSC, que reduziu para apenas um dia o prazo médio de análise de projetos de prevenção e segurança contra incêndio, promovendo agilidade, transparência e padronização em todo o estado.







