O Dia dos Pais é mais uma data especial que traz estímulos para a movimentação econômica de praticamente todos os setores do comércio. Em razão disso, a Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio) realizou uma pesquisa para conhecer o perfil do consumidor para a data, buscando melhor preparar o empresário do setor com informações relevantes para melhor aproveitar o movimento. A pesquisa ocorreu em sete cidades, entre elas Chapecó, juntamente com Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages, e envolveu 2.100 pessoas entrevistadas de 30 de junho a 14 de julho.
Conforme a pesquisa, os consumidores de Santa Catarina devem gastar, em média, R$ 240,00 neste Dia dos Pais, o maior valor da série histórica iniciada em 2018. O gasto previsto cresceu 4,2% em valores nominais em relação a 2024. Blumenau e Chapecó registraram as maiores intenções de gasto entre os municípios participantes da pesquisa, com intenções de R$ 320,00 e de R$ 248,00 respectivamente.
De acordo com o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), apesar da intenção acima da média estadual, Chapecó registra queda de 16,8% em relação ao ano passado. O valor registrado na intenção de compras recuou de R$ 298,00 em 2024 para R$ 248,00 em 2025.
A maior parte dos entrevistados catarinenses pretende fazer pesquisa de preços (81,3%), principalmente indo às lojas, indica o levantamento. As compras serão pagas, em sua maioria, à vista e os meios de pagamento predominantes são via PIX (26%) e cartão de débito (20,6%). As compras, conforme indicado, deverão ser feitas principalmente na semana da data. O comércio de rua segue como o principal local de compra para o Dia dos Pais em Santa Catarina, embora tenha registrado queda em relação a 2024, de 56,7% para 50,9%. Já as lojas de shopping ganharam espaço, passando de 18,7% para 22,1%, refletindo possível busca por variedade, conforto ou segurança.
Os entrevistados ainda indicaram a preferência de presentear com itens de vestuário, com 60,5% da intenção de compra, seguido por perfumes/cosméticos (15,2%) e calçados (13%). Além disso, na pesquisa os consumidores destacaram a importância de ações que envolvam promoções (23,0%) e qualidade do produto (23,6%) como principais fatores de decisão de compra no comércio para o Dia dos Pais. Embora o preço continue sendo relevante (23,6%), seu peso caiu em relação a 2024 (27,9%), sinalizando que os consumidores estão valorizando mais o custo-benefício do que apenas o valor monetário. A experiência anterior com o estabelecimento cresceu de 3,2% para 7,1%, e itens como popularidade da loja ou produto (2,9%) e facilidade no pagamento (2,8%) também ganharam importância. Por outro lado, o atendimento teve leve queda (de 16,6% para 14,7%), enquanto fatores como personalização, presença online e segurança seguem com participação menor, embora em leve alta.
CENÁRIO FAVORÁVEL DO MERCADO DE TRABALHO
O otimismo nas intenções de compra para o Dia dos Pais pode ser explicado, segundo o relatório, pelo cenário favorável do mercado de trabalho em Santa Catarina. O Estado registra a menor taxa de desemprego do País, com apenas 3% da população economicamente ativa desocupada. Além disso, o ritmo de contratações segue positivo: de janeiro a maio de 2025, mais de 73 mil profissionais foram admitidos com carteira assinada, refletindo a retomada e estabilidade no mercado formal.
Outro fator que impulsiona o consumo é o aumento da renda média real do catarinense, que cresceu 12,5% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo aproximadamente R$ 4 mil. Esse conjunto de indicadores reforça a confiança do consumidor e contribui para o crescimento da intenção de gasto neste período comemorativo.