quinta-feira, 18 julho, 2024

Começam a chegar os bovinos para a Efapi 2023

Compartilhe essa notícia:

Divulgação/PMC

Nesta segunda-feira 9, começaram a chegar os bovinos para a Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Chapecó (Efapi). Somente no setor leiteiro são 222 animais inscritos nas raças Jersey e Holandês.

Um dos primeiros a chegar foi o produtor Enedi Zanchet, dono do Sítio Timbaúva, que trouxe dez animais da raça Jersey para a feira.

“Eu participo da Efapi desde 1982, como veterinário da Cidasc e na comissão organizadora. Há cerca de dez anos participo como expositor”, disse Zachet, que também é presidente da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos.

Ele destacou que o torneio leiteiro começa na quinta-feira. Na última edição da Efapi, em 2017, Zanchet teve a vaca vencedora na Raça Jersey, com produção de 39,5 litros por dia.

A Região Oeste tem a maior bacia leiteira de Santa Catarina, responsável por mais de 70% da produção do Estado. É uma das regiões onde a produção mais cresceu no Brasil nas últimas décadas. Graças ao bom manejo, clima e genética de alta performance.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e coordenador do setor agropecuário, Mauro Zandavalli, somente de bovinos serão cerca de 800 animais, tanto para o leilão de gado geral, quanto para a exposição e julgamento das raças, sendo duas leiteiras (Jersey e Holandês), e pelo menos cinco raças de corte (Charolês, Angus, Simental, Limousin e Zebuínos).

O número de animais passa de mil com os equinos das provas da Credenciadora do Freio de Ouro, do Cavalo Crioulo;  as provas do Quarto de Milha, ovinos, Rodeio Country, Salão de Pisciultura e cães para doação no estande do NAPA.

SERVIÇO

A Efapi 2023 iniciou na sexta-feira e vai até domingo (15), no Parque de Exposições Valmor Ernesto Lunardi. Serão 500 expositores e a expectativa é receber cerca de 500 mil pessoas. Na programação terá 25 shows nacionais e 40 apresentações musicais de artistas locais.

A feira tem o apoio institucional do Governo de Santa Catarina, via Secretarias de Agricultura e de Fazenda, além do Banco do Brasil. Os patrocinadores Master são a Aurora Coop, Cooperativa Agroindustrial Alfa, Sicoob, Sicredi, MH Net, Caixa Econômica Federal e Via Atacadista. A Cresol é patrocinador Premium e, os Standard, são o BRDE, a Unochapecó e a Unimed. Também apoia o evento a Aura Resort Residence. Informações e ingressos no site www.efapi.com.br. Tem ingresso à venda também no portão 2 da Efapi.

Os shows nacionais são:

09 – Entrada Gratuita – César Menotti e Fabiano.

10 – Entrada Gratuita – Humberto Gessinger; Nenhum de Nós; Biquini Cavadão.

11 – Israel e Rofolfo; Jorge e Mateus; DJ KVSH.

12 – Entrada Gratuita – Lauana Prado; Zeeba; Rick e Renner.

13 – Kamisa 10, Fernando e Sorocaba e Bruno e Marrone.

14 – Gustavo Mioto; Ana Castela, DJ Chris no Beat.

15 – Roupa Nova; Daniel.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

error: Este conteúdo é protegido !!