terça-feira, 23 dezembro, 2025

Situação do HRO: CEC entrega ofício ao governador de SC

Compartilhe essa notícia:

“Que o Hospital Regional do Oeste permaneça como instrumento efetivo de saúde pública, sem que envolva qualquer interesse que não seja o da comunidade como um todo, até porque a comunidade não deseja mudança na gestão, mas que o estabelecimento receba os recursos oficiais suficientes para realizar os serviços que a população merece.” Essa é uma das manifestações do Centro Empresarial de Chapecó (CEC) em ofício entregue ao governador Jorginho Mello e à secretaria estadual da Saúde, Carmen Zanotto. A entrega do ofício em defesa do investimento do governo catarinense ocorreu na última sexta-feira, 10 de novembro, durante evento no Hospital da Criança, e foi feita pelo presidente do Conselho, Marcos Antonio Barbieri, após reunião de lideranças empresariais realizadas no mesmo dia.

 No documento, o CEC enfatiza o papel do HRO como referência para 1,3 milhão de habitantes, mesmo com o enfrentamento de um déficit mensal entre R$ 6,5 e 7,0 milhões de reais, por falta de investimento estadual. Também são assinalados serviços como 2 mil internações e 5 mil atendimentos por mês no Pronto Socorro, o quadro enxuto de 1.500 colaboradores e 90% dos atendimentos efetivados através do SUS.

Juntamente com a apresentação de números representativos do trabalho realizado pelo Hospital Regional do Oeste, o ofício enfatiza a defesa de que o estabelecimento permaneça com gestão comunitária por meio da Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF). A propósito, também lembra que precisa ser considerada, em qualquer decisão que for tomada em relação ao hospital, o passivo de R$ 20 milhões que a associação assumiu com médicos e fornecedores para manter as atividades.

Compatibiliza despesas e receita

“Que a sociedade local, por meio da Associação Lenoir Vargas Ferreira, pela qual seus integrantes dedicam ao HRO atuação voluntária, permaneça cuidando da gestão do estabelecimento e que o governo do Estado faça o repasse do valor suficiente para compatibilizar a despesa com a receita”, especifica o ofício entregue ao governador. Além do presidente do Centro Empresarial de Chapecó, em nome de 16 associações e sindicatos empresariais, assinaram o ofício os presidentes da Aurora Coop, Neivor Canton, e da Cooperativa Agroindustrial Alfa, Romeo Bet.

LEIA TAMBÉM  Dia Mundial de Luta Contra o HIV/Aids reforça prevenção e diagnóstico precoce em Santa Catarina

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Guarda Municipal de Chapecó prende homem por tráfico durante atendimento de Lei Maria da Penha

A Guarda Municipal de Chapecó prendeu um homem por tráfico de drogas na tarde...

Jovem de 18 anos morre após levar choque elétrico de geladeira em Chapecó

Uma tragédia doméstica abalou o bairro Progresso, em Chapecó, na tarde desta segunda-feira (22)....

Eve Air Mobility realiza primeiro voo do protótipo de eVTOL no Brasil

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, marcou um avanço crucial para a aviação...

Senado aprova projeto que reduz penas de condenados por atos de 8 de janeiro

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (17), o projeto de lei que reduz as...