quarta-feira, 22 maio, 2024

Equipes do CBMSC participam do World Rescue Challenge na Espanha

Compartilhe essa notícia:

As equipes de Resgate Veicular e Trauma do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participam do World Rescue Challenge (Desafio Mundial de Resgate) que ocorre, até o próximo dia 21, em Lanzarote, na Espanha.

As provas são divididas em Resgate Veicular e Trauma e acontecerão de acordo com o seguinte cronograma, no horário de Brasília:

Resgate Veicular:

1ª prova: dia 19 às 5h

2ª prova: dia 20 às 07h

3ª prova: dia 21 às 11h

Trauma:

1ª prova: dia 18 às 06h

2ª prova: dia 19 às 13h

Todas provas que a equipe do CBMSC participar serão transmitidas aqui. E as informações completas do evento pelo site.

Catarinenses já garantiram vaga para 2025

O CBMSC venceu o 6º Desafio Nacional de Resgate Veicular, realizado no início de outubro, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu durante o Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), contando com a participação de 13 equipes de bombeiros militares e voluntários do Brasil. Com o resultado, o CBMSC obteve vaga para WRC 2024, que ocorrerá na Ilha da Madeira, Portugal.

O CBMSC foi representado pela Condá Rescue Team, equipe do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Chapecó. Criada em 2019, a equipe conquistou seu bicampeonato, obtendo ainda como resultados o 1º lugar na categoria comando de operações, 1º lugar na categoria técnica (resgate) e 2º lugar na categoria atendimento pré-hospitalar.

A Condá conquistou duas competições nacionais (2022 e 2023), um vice-campeonato nacional (2019) e duas competições estaduais (2019, 2021). A equipe do 6ºBBM participou do WRC Luxemburgo 2022, sendo que neste momento está em preparação para o WRC 2023, que ocorrerá no final do mês nas Ilhas Canárias, Espanha.

Desde que o CBMSC ingressou na plataforma competitiva formativa da World Rescue Organisation (WRO), em 2016, em todos os anos as equipes da corporação estiveram nos desafios mundiais. Nas participações anteriores, o CBMSC foi representado pelo 11º BBM, de Joaçaba, no WRC 2017 (Romênia), WRC 2018 (África do Sul) e WRC 2019 (França).

Um legado maior do que as competições – A participação nos desafios internacionais trouxe grandes e positivos impactos na doutrina do resgate veicular do CBMSC. Além de ajustes na Rotina de Resgate (protocolo de atuação dividido em etapas), a aproximação do resgate veicular e do atendimento pré-hospitalar tem garantido uma visão totalmente voltada e centrada na vítima durante operações em sinistros de trânsito. Em decorrência do modelo internacional de avaliação, a doutrina do resgate veicular voltou-se para pilares básicos que são repassados durante todas as formações de militares e civis na área: segurança, comunicação e organização.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Uno sediará IX Fórum de Ensino, Pesquisa e Inovação da Acafe

Com o objetivo de incentivar a integração e construções de vínculos entre o ensino,...

Fesporte divulga novos prazos do Programa Bolsa Atleta

O Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), está trabalhando...

Verdão das Quadras conquista grande vitória pelo Catarinense Sub-20

O Verdão das Quadras derrotou o Joaçaba por 4 a 2 na noite da...

Produtos como batata, banana, melancia estão em queda

Preços de produtos como batata, banana, laranja e melancia estão em queda nas centrais...
error: Este conteúdo é protegido !!