Na tarde desta terça-feira (03), a defesa civil divulgou uma nota meteorológica alertando para riscos de temporal, granizo e alagamento nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste.
A passagem de uma frente fria por Santa Catarina, combinada a um sistema de baixa pressão no Paraguai, mantém o tempo instável com chuva persistente ao longo da quarta-feira em todas as regiões do estado.
São esperados volumes médios entre 60 e 90mm com pontuais que podem superar 100mm, sobretudo nas áreas em laranja do mapa, que incluem parte da Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Oeste.
Nestas regiões o risco é alto para enxurradas, alagamentos e deslizamentos. Nas áreas em amarelo o risco é moderado.
Outubro é o mês mais chuvoso do trimestre. Os acumulados de chuva variam entre de 210 a 250 mm no Oeste e Meio Oeste e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral.
Vale salientar que outubro é um mês de transição do período mais frio para os meses mais quentes do ano. A chuva passa a ser de forma mais convectiva (aquecimento diário) e normalmente ocorre entre as tardes e noites, quando os temporais isolados também são frequentes no Estado.
Para saber sobre as condições do tempo nos próximos dias clique aqui