sexta-feira, 12 dezembro, 2025

Bolsa família começa a ser pago para famílias atingidas pelas chuvas

Compartilhe essa notícia:

Após uma solicitação da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) para a Secretária Nacional de Renda e Cidadania, a antecipação do Bolsa Família começa a ser paga nesta quarta-feira, 18, para municípios que decretaram Situação de Emergência em virtude das chuvas que atingem Santa Catarina. A medida vai beneficiar mais de 169 mil famílias.

Ao todo o Governo Federal liberou a antecipação do pagamento de dois meses, mas isso não quer dizer que a família vá receber os dois pagamentos acumulados em outubro, e sim que o benefício será pago de forma antecipada em cada mês, desconsiderando o escalonamento. O objetivo é agilizar o acesso.  

Outro ponto importante é que o saque poderá ser feito sem cartão e sem documentos, para beneficiários que tenham perdido os mesmos, com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal. 

Em Taió, por exemplo, que foi uma das cidades mais atingidas, o número de famílias beneficiadas com a antecipação do pagamento será de 459, já em Rio do Sul é de 1.569.

Outra medida anunciada é que para as cidades em que o atendimento do banco está prejudicado em virtude das chuvas, ficou definido que será enviado o Caminhão Agência da Caixa Econômica Federal para facilitar o saque. 

O pedido de antecipação foi feito pela SAS pensando em beneficiar as pessoas mais vulneráveis que foram atingidas pelas cheias.

Num primeiro momento foi solicitado a antecipação do Bolsa Família, levando em consideração que essa é a medida possível para cidades em Situação de Emergência. Já em relação a antecipação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), ele só pode ser antecipado em Situação de Calamidade, o que ainda não foi formalizado em nenhuma cidade de Santa Catarina.

LEIA TAMBÉM  Médico com 750 mil seguidores, é alvo da PF por venda de Mounjaro ilegal

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Catarinense de 29 anos é destaque na Forbes como bilionária mais jovem do mundo a construir a própria fortuna

Luana Lara Lopes, de 29 anos, foi reconhecida pela revista Forbes como a bilionária...

Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados por atos de 8 de janeiro. Texto segue para o Senado

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (10) um projeto que pode...

Brasil registra recorde de novos pequenos negócios

 O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios entre janeiro e novembro de...

PM prende foragido por estupro após perseguição em veículo por bairro de Chapecó

A Polícia Militar prendeu um homem de 36 anos, foragido da justiça por estupro,...