sexta-feira, 17 outubro, 2025

Anvisa define composição de vacinas contra influenza para 2024

Compartilhe essa notícia:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a composição de vacinas contra influenza que serão utilizadas no Brasil em 2024. Em nota, o órgão destacou que a mudança da composição de cepas ou tipos de vírus da vacina contra influenza é considerada fundamental para a eficácia da dose porque o vírus se adapta e sofre mutações.  

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) analisa regularmente todos os subtipos do vírus da gripe que circulam com maior frequência para melhorar a eficácia da imunização”, citou o comunicado da agência.

Acrescentou que, “em conformidade com as recomendações da OMS, todos os anos a Anvisa publica a composição das vacinas contra influenza que serão utilizadas no ano seguinte.”

Cepas definidas

Para 2024, as vacinas trivalentes produzidas a partir de ovos de galinha devem usar as seguintes cepas:

– Influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09.

– Influenza A/Thailand/8/2022 (H3N2).

– Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).

Para as vacinas não baseadas em ovos, a cepa do vírus A (H1N1) deve ser um vírus similar ao vírus influenza A/Wisconsin/67/2022 (H1N1)pdm09. A cepa A (H3N2) deve ser um vírus similar ao vírus influenza A/Massachusetts/18/2022 (H3N2), juntamente com a cepa B.

Já as vacinas quadrivalentes devem conter, além dos três tipos de cepas obrigatórios, um vírus similar ao vírus Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata).

LEIA TAMBÉM  Nova diretriz sobre obesidade e sobrepeso foca em risco cardiovascular 

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Projeto “Vigilância Vital” do HRO busca votos para garantir recursos parlamentares

O Hospital Regional do Oeste (HRO) está participando do edital “Você Decide: seu imposto,...

Salão do Automóvel na Efapi 2025 contará com 14 concessionárias

Muita novidade estará presente no setor que está com uma grande expectativa de negócios....

Polícia Civil instala delegacia dentro do parque da EFAPI 2025

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 12ª Delegacia Regional de Chapecó,...

Efapi tem recorde de público

Arena de Shows precisou ter acesso controlado por medida de segurança