sábado, 18 outubro, 2025

Comércio poderá abrir nos feriados de finados e proclamação da república

Compartilhe essa notícia:

Divulgação

Os estabelecimentos comerciais poderão funcionar nos feriados do Dia de Finados, nesta quinta-feira, 2 de novembro, e da Proclamação da República, dia 15, de acordo com informação do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó. Conforme a orientação da entidade, que tem abrangência em 25 municípios da região, fica a critério de cada empresa, independentemente do setor de atuação, manter ou não o atendimento nessas duas datas.

A recomendação do Sindicato do Comércio toma como base o conceito de horário livre para o comércio funcionar e legislações pertinentes nos âmbitos municipal e federal, inclusive a portaria 671/2021 (anexo IV) do Ministério do Trabalho, que autoriza de forma permanente o trabalho em domingos e feriados. Além disso, duas convenções coletivas de trabalho, firmadas em 25 de outubro entre o Sicom e os Sindicatos dos Trabalhadores no Comércio de Chapecó e de Xaxim, tratam da possibilidade de abertura das lojas nos feriados, menos no Dia do Trabalho, Natal e Ano Novo.

Convenções e o papel

O diretor de Relações do Trabalho do Sindicato do Comércio, Ricardo Urbancic, argumenta que a legislação permite o trabalho das empresas que assim o desejarem nos domingos e feriados. “Esse é o mesmo entendimento do Sicom, que também valoriza que tal medida esteja estipulada em convenção coletiva de trabalho, como ocorreu na assinatura dos dois últimos documentos, para o comércio das áreas de Chapecó e Xaxim”, reafirma o dirigente. Urbancic destaca que é preciso valorizar o papel e o trabalho dos funcionários, mas sem penalizar as empresas do comércio.

Na avaliação do dirigente, nas convenções, em termos de piso e de correção, é negociado parâmetro mínimo, “e a partir daí cada empresa, dentro de suas potencialidades, pode adotar outras possibilidades salariais por livre negociação com os empregados, sem deixar de estimular a meritocracia”. Ricardo Urbancic acrescenta que desde que foi instituída no Sicom, onde todos os seus dirigentes e conselheiros atuam em atividade voluntária, a comissão de negociação de convenções e outros acordos coletivos tem executado esse trabalho com todo afinco e lealdade nas discussões.

LEIA TAMBÉM  Vídeo: Bebê de 1 ano baleado no colo do pai durante execução em Florianópolis

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Mulher é resgatada após princípio de incêndio em apartamento no Centro de Chapecó

Mulher é resgatada após princípio de incêndio em apartamento no Centro de Chapecó

Efapi celebra a história de Chapecó com a reinauguração do Museu da Colonização

Construída em 1922, a casa histórica guarda objetos e móveis que remontam aos primeiros moradores de Chapecó; espaço foi totalmente revitalizado

Efapi tem recorde de público

Arena de Shows precisou ter acesso controlado por medida de segurança

Balcão de Empregos de Chapecó oferece 1.269 vagas em 229 empresas

Balcão de Empregos de Chapecó oferece 1.269 vagas em 229 empresas