segunda-feira, 20 outubro, 2025

Reunião de Trabalho avalia ações de retiradas de cabos e fios em desuso

Compartilhe essa notícia:

Um Protocolo de Intenções, celebrado em fevereiro deste ano, entre Prefeitura de Chapecó, Celesc e Empresas de Telecomunicação, foi avaliado em Reunião de Trabalho nesta sexta-feira (29). O encontro foi proposto pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Andre Kovaleski (PL), e discutiu as ações para a retirada de cabos e fios em desuso que poluem visualmente os postes no perímetro urbano do município. 

Participaram da reunião, o gerente Regional da Celesc, André Curtarelli, o engenheiro eletricista Tulio Farias, o eletricista Evandro Brazzo, o presidente do Observatório Social de Chapecó, Vilmar Matielo e mais de 10 representantes de empresas de telecomunicação. 

Curtarelli lembra que desde a formalização do protocolo de intenções, o trabalho de retirada e limpeza de cabos é feito diariamente. Segundo ele, Celesc e empresas também realizam quinzenalmente ou mensalmente, mutirões em pontos específicos da cidade. “No mesmo dia em que as operadoras realizam instalações também promovem a extração de fios em desuso”, esclareceu.

Evandro Brazzo lembrou que via plataforma “Chapecó Digital”, no ícone “Iluminação Pública”, os cidadãos podem encaminhar reclamações sobre fios e cabos caídos no chão e que estejam atrapalhando moradores ou usuários do trânsito.

Vários representantes de empresas também tiveram espaço para se manifestar. Algumas considerações, giraram em torno dos custos elevados para fazer o descarte, que segundo eles, ficam entre cinco e seis mil reais por mês. “Estamos negociando com uma empresa de reciclagem de Florianópolis para que todos esses materiais recolhidos sejam encaminhados a eles”, respondeu Curtarelli. 

Andre Kovaleski, disse que vai formalizar alguns pedidos, por intermédio da Câmara de Vereadores para a Celesc. “Vou sugerir para que a companhia pague os custos de descarte desses materiais. Além disso, solicitar para que o Poder Público aumente a fiscalização sobre os transportes pesados no município, já que há muitas ocorrências de rompimento de cabos. Por fim, que sejam apresentadas novas rotas de deslocamento para esses veículos”, completou.

LEIA TAMBÉM  Efapi do Brasil inicia hoje

Acompanhe informações detalhadas dessa reunião na edição impressa da próxima semana da Folha Desbravador

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Polícia Civil exibe carro de luxo apreendido em operações, para visitantes da Efapi 2025

O espaço destinado às forças de segurança na Efapi 2025 conta com uma atração...

Atividade econômica do Brasil cresce 0,4% em agosto, aponta Banco Central

A atividade econômica brasileira registrou crescimento de 0,4% em agosto deste ano, segundo dados...

Innovar Urbanizadora chega a Chapecó com expansão no mercado imobiliário catarinense

Reconhecida como uma marca consolidada no Rio Grande do Sul há 18 anos, a...

Trabalho por aplicativo cresce 25,4% em dois anos, aponta IBGE

O número de pessoas que exercem algum tipo de trabalho app aumentou 25,4% em...