sexta-feira, 5 setembro, 2025

Projeto torna obrigatório M-CHAT para diagnóstico de autismo

Compartilhe essa notícia:

Um Projeto de Lei (PL) que torna obrigatória a aplicação do questionário M-CHAT para a realização do rastreamento de sinais precoces do autismo durante atendimentos em unidades de saúde pública do Chapecó, foi aprovado na Câmara de Vereadores. O texto que segue para sanção na Prefeitura de Chapecó é de autoria do vereador Fernando Cordeiro (PL).

O projeto prevê a implementação do M-CHAT nas unidades de saúde municipal para a avaliação e investigação de crianças autistas entre 16 a 30 meses de vida. O questionário, de acordo com o PL, proporciona uma ferramenta essencial por conta da sua eficácia na detecção precoce, facilidade de uso e pelo respaldo científico que pesquisas relacionadas comprovaram a sua validade. Com isso é “permita intervenções precoces que podem melhorar significativamente os resultados de desenvolvimento dessas crianças ao longo dos anos”, justifica o texto.

Na prática, os pais devem responder às perguntas do teste, considerando o comportamento que observam em seus filhos. Ao final, somam-se os pontos e o resultado indica a presença de sintomas de autismo, mas não confirma o diagnóstico. Quando a pontuação for muito alta, o pediatra encaminha a criança para um especialista ou uma equipe multidisciplinar para avaliação.

O vereador Fernando Cordeiro, disse que essa ferramenta é muito utilizada na pediatria e contribui para que o tratamento seja realizado o mais rápido possível. “Com esse questionário, espera-se uma agilidade nos atendimentos das unidades de saúde pública para possíveis casos de autismo”.

LEIA TAMBÉM  Inscrições para o concurso da Guarda Municipal de Chapecó encerram na próxima segunda-feira

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Morre Luis Fernando Verissimo aos 88 anos em Porto Alegre

O escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, morreu na madrugada deste sábado...

Chapecó passa a fornecer medicamentos à base de cannabis pelo SUS

A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou o Projeto de Lei nº 8.352/2025, de...

Open finance completa cinco anos e impulsiona avanços como o Pix por aproximação

Pagar um café por Pix apenas aproximando o celular da maquininha já é realidade....

Conta de luz em setembro terá acréscimo de R$ 7,87 por 100 kWh

As contas de energia elétrica em setembro terão acréscimo de R$ 7,87 para cada...