Sábado é o Dia D de Combate à Dengue

Compartilhe essa notícia:

Tabela de Conteúdos [hide]

De acordo com o gerente da Vigilância em Saúde do Município, Rodrigo Momoli, um mutirão será realizado no bairro Vila Real, das 7h30 às 11h30 a equipe da Vigilância Ambiental estará realizando visitas de tratamento, eliminação e orientação. Neste local também acontecerá o “Bota Fora”, projeto da gerência de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos, que vai recolher móveis, madeira e eletrodomésticos descartados pela população.

   “Além do mutirão no Vila Real, as 360 Agentes de Saúde da Prefeitura estarão realizando visitas em suas microáreas, em todos os bairros, com orientação aos moradores e identificação de situações de risco para auxiliar no controle do vetor”, disse Momoli.

A Vigilância Ambiental de Chapecó também está realizando as visitas de controle da Dengue e a inspeção das estruturas escolares durante o mês de novembro para que sejam corrigidas situações que possam contribuir com o acúmulo de água, sendo que as ações educativas voltadas aos alunos, já foram realizadas durante o ano todo visando a eliminação de locais com água parada tanto na escola quanto em casa.

  De acordo com o secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz, durante todo o ano a Prefeitura atua em ações de mutirões, orientação, monitoramento e eliminação de criadouros.

“Mas considerando o período sazonal que se aproxima, favorecendo a proliferação e disseminação do vetor, destacamos a oportunidade para mobilizar e sensibilizar a sociedade, intensificando as medidas de prevenção e controle neste Dia “D” Nacional de Combate à Dengue”, disse Lenz.

Orientações aos moradores:

•  Alerta para o período sazonal, sinais e sintomas principalmente no período de férias que aumenta a transmissão viral, sempre procurar atendimento médico e não se automedicar;

• Cuidados diários no pátio, descarte correto de lixos; orientar e deixar sacos de lixos para o morador juntar e adequar situações irregulares;

LEIA TAMBÉM  Nadador de Chapecó é convocado para seleção catarinense e disputa três competições nacionais

• Situação com quantidades grandes de lixos descartados incorretamente nas residências fazer uma solicitação/denúncia;

• Olhar se tem caixas de água e cisternas abertas; se identificar situação que precise de vedação e tratamento fazer uma solicitação/denúncia;

• Orientar sobre manter calhas limpas;

• Situações de pneus descartados incorretamente fazer uma solicitação/denúncia;

•  Orientar o uso de repelentes aos moradores, principalmente crianças e gestantes;

• Orientar a respeito de água parada em vasos de plantas, compartimento atrás da geladeira e demais depósitos que possam acumular água;

• Trocar e lavar os potes de água dos animais de estimação pelo menos uma vez na semana.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Enem 2026: falta um mês para as provas; veja como se preparar na reta final

Professores recomendam revisão de conteúdos, simulados e atenção à redação para melhorar o desempenho...

Sicredi é eleito a melhor empresa para trabalhar no Brasil pelo terceiro ano consecutivo

Instituição conquistou o primeiro lugar no ranking GPTW 2026, na categoria Gigantes, com destaque...

Paulinho da Silva deixa o PCdoB após 38 anos de filiação

Vereador de Chapecó aponta descumprimento de decisões partidárias e quebra de confiança com dirigentes...

Guarda Municipal de Chapecó amplia de três para 13 integrantes o grupamento de motocicletas

Dez novos agentes passaram a atuar no GEPOM após capacitação de 70 horas; objetivo...