Montagem de estruturas pré-fabricadas é tema de Workshop promovido pelo Sinduscon

Compartilhe essa notícia:

O III Workshop sobre “Saúde e Segurança no Trabalho” foi realizado nesta sexta-feira (11), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó. Organizado e promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon Oeste), o evento deste ano foi voltado para a segurança do trabalho na indústria de montagem de estruturas pré-fabricadas e contou com uma novidade.

Foi realizado o lançamento do manual de segurança do trabalho nas montagens de estruturas pré-fabricadas – com material visual –, desenvolvido tecnicamente pelo Sinduscon Oeste. O manual estará disponível em todas as plataformas do Sindicato, aos associados e a todos os interessados. O tema deste ano foi escolhido devido ao risco que a atividade oferece, levando conhecimento para as empresas e para os seus funcionários de montagem de estruturas pré-fabricadas, objetivando especificamente evitar a ocorrência de acidentes nas obras.

“Essa foi a terceira edição do Workshop. Neste ano, decidimos trabalhar um assunto específico e, assim, conscientizar empresários, profissionais e funcionários a respeito da importância da segurança na obra e debater ações necessárias para evitar acidentes”, afirmou o presidente do Sinduscon Oeste, Lírio Sanagiotto. “Esta foi uma oportunidade valiosa para todos aprimorar os conhecimentos e práticas de segurança do trabalho na construção civil”, disse o presidente.

Conforme a assessora de Segurança do Trabalho do Sinduscon Oeste, Ana Andreia Miglioranza Strassburger, o objetivo do Workshop foi o de promover o debate a fim de evitar acidentes na construção civil, trabalhando em um assunto específico e contribuindo para um trabalho ainda mais seguro e eficiente. “O foco deste evento, voltado à montagem de pré-fabricados, foi pela complexidade do serviço e para que empresas do setor estejam cada vez melhor preparadas”.

LEIA TAMBÉM  Oportuniza Chapecó conclui curso gratuito de Costura Básica em parceria com o Senai

O evento

Foram trabalhados três cases no III Workshop, sendo a apresentação do manual de segurança do trabalho de estruturas pré-fabricadas, realizado por Ana Andreia Miglioranza Strassburger, engenheira de Segurança do Trabalho e mestre em Gestão de Riscos Laborais; interpretação e aplicação de Plano de Rigging, com uma palestra de Cristóvão de Souza, técnico em mecânica industrial, gestor de segurança em operações com guindastes.

O terceiro case foi a respeito de prática de trabalho em altura, com Igor Marchese, engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho e instrutor do SESI. “Queremos a cada ano tratar de um assunto diferente, discutir com empresários, profissionais e funcionários, ações práticas de prevenção. Reconhecer como estão e como melhorar as condições das obras hoje, trazendo soluções de gestão de saúde e segurança do trabalho para a construção civil”, explicou Ana Andreia.

Sanagiotto ressaltou que o Workshop demonstra a preocupação da entidade com a segurança e o compromisso do Sinduscon Oeste em sempre estar buscando a qualificação, para reduzir o número de incidentes e de acidentes de trabalho, seja dentro ou fora das obras. “Nossa maior preocupação é com a segurança e é responsabilidade de todos os envolvidos garantir a adoção de medidas para prevenir acidentes e garantir a integridade física dos trabalhadores”, avaliou.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

PRF apreende 237 cigarros eletrônicos e 26 insumos em abordagem na BR-282, em Xanxerê

Casal de Cascavel (PR) foi encaminhado à PF em Chapecó; carga de produtos importados...

PM apreende quase 20 kg de maconha no bairro Belvedere, em Chapecó

Homem de 41 anos foi flagrado saindo de área de vegetação com bolsa contendo...

Female terá quatro atletas na Seleção Brasileira para o Sul-Americano após convocação de Caroline Thomaz

Atleta de Chapecó substitui Raphaela, do Taboão Magnus, que foi desconvocada por lesão; Caroline...

Fachin diz que anunciará “medidas cabíveis” após revelação de mensagens entre ministros e Vorcaro

Presidente do STF afirmou que adotará ações "no tempo devido e sem precipitação"; PGR...