O III Workshop sobre “Saúde e Segurança no Trabalho” foi realizado nesta sexta-feira (11), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó. Organizado e promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon Oeste), o evento deste ano foi voltado para a segurança do trabalho na indústria de montagem de estruturas pré-fabricadas e contou com uma novidade.
Foi realizado o lançamento do manual de segurança do trabalho nas montagens de estruturas pré-fabricadas – com material visual –, desenvolvido tecnicamente pelo Sinduscon Oeste. O manual estará disponível em todas as plataformas do Sindicato, aos associados e a todos os interessados. O tema deste ano foi escolhido devido ao risco que a atividade oferece, levando conhecimento para as empresas e para os seus funcionários de montagem de estruturas pré-fabricadas, objetivando especificamente evitar a ocorrência de acidentes nas obras.
“Essa foi a terceira edição do Workshop. Neste ano, decidimos trabalhar um assunto específico e, assim, conscientizar empresários, profissionais e funcionários a respeito da importância da segurança na obra e debater ações necessárias para evitar acidentes”, afirmou o presidente do Sinduscon Oeste, Lírio Sanagiotto. “Esta foi uma oportunidade valiosa para todos aprimorar os conhecimentos e práticas de segurança do trabalho na construção civil”, disse o presidente.
Conforme a assessora de Segurança do Trabalho do Sinduscon Oeste, Ana Andreia Miglioranza Strassburger, o objetivo do Workshop foi o de promover o debate a fim de evitar acidentes na construção civil, trabalhando em um assunto específico e contribuindo para um trabalho ainda mais seguro e eficiente. “O foco deste evento, voltado à montagem de pré-fabricados, foi pela complexidade do serviço e para que empresas do setor estejam cada vez melhor preparadas”.
O evento
Foram trabalhados três cases no III Workshop, sendo a apresentação do manual de segurança do trabalho de estruturas pré-fabricadas, realizado por Ana Andreia Miglioranza Strassburger, engenheira de Segurança do Trabalho e mestre em Gestão de Riscos Laborais; interpretação e aplicação de Plano de Rigging, com uma palestra de Cristóvão de Souza, técnico em mecânica industrial, gestor de segurança em operações com guindastes.
O terceiro case foi a respeito de prática de trabalho em altura, com Igor Marchese, engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho e instrutor do SESI. “Queremos a cada ano tratar de um assunto diferente, discutir com empresários, profissionais e funcionários, ações práticas de prevenção. Reconhecer como estão e como melhorar as condições das obras hoje, trazendo soluções de gestão de saúde e segurança do trabalho para a construção civil”, explicou Ana Andreia.
Sanagiotto ressaltou que o Workshop demonstra a preocupação da entidade com a segurança e o compromisso do Sinduscon Oeste em sempre estar buscando a qualificação, para reduzir o número de incidentes e de acidentes de trabalho, seja dentro ou fora das obras. “Nossa maior preocupação é com a segurança e é responsabilidade de todos os envolvidos garantir a adoção de medidas para prevenir acidentes e garantir a integridade física dos trabalhadores”, avaliou.