A delegação de Chapecó está pronta para disputar o Parajasc 2025 – Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina, que acontecerá em Lages entre os dias 16 e 21 de setembro. O município alcançará um recorde histórico, com a participação de 211 paratletas na competição.
Histórico e conquistas de Chapecó no Parajasc
A primeira edição do Parajasc foi realizada em Chapecó, em 2005. Desde então, o município se tornou referência, conquistando sete títulos e consolidando-se como o maior campeão da história dos jogos.
“Sempre conquistamos bons resultados e geralmente estamos entre os três primeiros colocados. Isso nos motiva, mas também aumenta nossa responsabilidade”, destacou o secretário de Esportes e Juventude, Agnaldo Pereira.
Estrutura da delegação chapecoense
A edição deste ano do Parajasc reunirá 73 municípios, com 2.024 paratletas e cerca de 2.500 pessoas envolvidas. A equipe chapecoense contará ainda com 100 profissionais de apoio, incluindo técnicos, staffs e membros da equipe de suporte.
“Chapecó estará presente em 11 modalidades”, confirmou o coordenador Carlos Diavão.
Formação de base e renovação das equipes
A coordenadora do Centro de Referência da Secretaria de Esportes e Juventude, Simone Batista, destacou a renovação das modalidades e o fortalecimento do trabalho de base. “Há dois anos somos uma extensão do Comitê Paralímpico Brasileiro e isso nos oportunizou trabalhar com crianças a partir de sete anos. Esse processo fortalece nossos resultados a médio e longo prazo”, afirmou.